Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Líquido vaza de módulo russo da Estação Espacial Internacional

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Outubro de 2023 às 18h45

Link copiado!

NASA
NASA

Um líquido vazou de um módulo da Rússia na Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo a agência espacial russa Roscosmos, o ocorrido não colocou em perigo os astronautas a bordo do complexo orbital.

O vazamento foi relatado por Jasmin Moghbeli, astronauta da NASA que pediu que algum tripulante fosse à cúpula da estação para realizar observações e verificar se havia o que chamou de “flocos individuais”.

No fim, ela própria fez a verificação, e confirmou que realmente havia um vazamento vindo do radiador do módulo Nauka, da Rússia. Ele também é chamado de Módulo Laboratorial de Propósitos Múltiplos (MLM), e foi acoplado à ISS em 2021.

Continua após a publicidade

Segundo um comunicado da Roscosmos no mensageiro Telegram, “o módulo Nauka, do segmento russo da ISS, sofreu um vazamento de refrigerante do seu circuito externo reserva do radiador, que foi entregue à estação em 2012”.

Esta não é a primeira vez que um componente russo na ISS apresenta um vazamento. No ano passado, um algo semelhante foi identificado na nave Soyuz MS-22, tornando-a insegura para levar astronautas de volta à Terra. Por isso, os astronautas Frank Rubio, Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin precisaram passar mais de um ano a bordo do laboratório orbital.

Fonte: The Guardian, Spaceflight Now