Astronauta que fez viagem espacial de 371 dias diz que recusaria missão
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Frank Rubio, astronauta da NASA, quebrou o recorde de voo espacial mais longo já feito por um membro da agência espacial norte-americana. Em uma entrevista recente, ele comentou que provavelmente teria recusado a oportunidae se soubesse que acabaria passando mais de um ano no espaço.
- O que faz um astronauta no espaço?
- ISS abriga humanos no espaço há duas décadas. E agora, qual o futuro da estação?
Ele chegou à Estação Espacial Internacional em setembro de 2022 para uma missão que iria durar seis meses. Entretanto, em dezembro daquele ano, a espaçonave Soyuz MS-22 que levou Rubio e dois cosmonautas à estação apresentou um vazamento de fluido refrigerante.
Como resultado, ela não poderia ser usada para a viagem de volta à Terra, e eles precisaram passar mais que o dobro do tempo esperado a bordo da estação. O trio retornou ao nosso planeta nesta quarta-feira (27) após 371 dias em órbita.
Antes de seu retorno, Rubio declarou a repórteres que perdeu momentos familiares significativos durante a estadia no espaço. “Se eu soubesse que teria que perder estes eventos muito importantes, teria que ter falado ‘obrigado, mas não”, declarou. "Iria doer, mas eu teria recusado", acrescentou ele.
Rubio esteve em seu primeiro voo espacial, e acredita que vai levar alguns meses até se adaptar novamente à gravidade na Terra. “Leva alguns meses para seus ossos e músculos se acostumarem a fazer isso [suportar o próprio peso] consistentemente na Terra”, acrescentou.
Fonte: Spaceflight Now