Kairos | Foguete do Japão explode em seu 1º voo
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
O foguete Kairos, da japonesa Space One, foi lançado durante a noite de terça-feira (12) na região de Wakayama, mas explodiu cerca de cinco segundos depois de deixar a plataforma. Este foi o voo inaugural do foguete, que levaria ao espaço um pequeno satélite experimental de testes militares do Japão.
- Quais são as condições ideais para o lançamento de foguetes espaciais?
- Foguete do Japão falha e acaba destruído em primeiro teste de voo
A transmissão da missão mostrou que a explosão liberou grande quantidade de fumaça, visível perto das montanhas da região. "O lançamento do primeiro foguete Kairos foi executado, mas tomamos uma medida para abortar o voo", declarou a Space One em um comunicado. Segundo a empresa, os "detalhes estão sendo investigados".
O Kairos conta com três estágios inferiores de propelente sólido, e propelente líquido no estágio superior. Ainda não se sabe o que causou o desfecho da missão: apesar de o comunicado da Space One sugerir que foi ativado o sistema de terminação de voo do foguete, a empresa não explicou exatamente o porquê da ação.
A ideia era que o foguete Kairos (palavra grega que significa “o momento certo”) colocasse o satélite em órbita cerca de 51 minutos após o lançamento. Vale lembrar, no entanto, que falhas do tipo são comuns e até esperadas quando um novo foguete é lançado — basta lembrar que os testes do foguete Starship, da SpaceX, acabaram em explosões.
"O foguete terminou o voo após avaliar que a realização da missão seria difícil", disse Masazaku Toyoda, presidente da Space One, durante uma coletiva de imprensa. "Não usamos a palavra 'falha', porque cada teste nos traz novos dados e experiências para mais um desafio", acrescentou.
Foguete Kairos
A Space One foi fundada em 2018, e seu foguete Kairos foi projetado para atender demandas do mercado de pequenos satélites. O veículo pode levar cargas úteis de até 150 kg para órbitas heliossíncronas, e de 250 kg para órbitas com inclinação de 33º.
O foguete também pode ser descrito como o primeiro veículo de lançamentos orbitais desenvolvido exclusivamente com apoio privado e sem apoio da JAXA, a agência espacial japonesa. Futuramente, a Space One espera aumentar a produção do Kairos para realizar até 20 lançamentos espaciais por ano.
Fonte: The Guardian, Reuters