Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete do Japão falha e acaba destruído em primeiro teste de voo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Março de 2023 às 10h13

Link copiado!

JAXA via YouTube
JAXA via YouTube

O foguete H3, novo veículo lançador do Japão, falhou em seu primeiro teste de voo. A agência espacial japonesa JAXA realizou uma tentativa de lançamento no Centro Espacial Tanegashima nesta segunda-feira (6), às 22h37, horário de Brasília. Entretanto, as equipes da missão forçaram o veículo a se autodestruir após concluir que a missão não seria cumprida.

O lançamento foi transmitido pela JAXA no YouTube. Cerca de cinco minutos após o início da missão, os comentadores observaram que o foguete estava perdendo velocidade, e que a ignição do segundo estágio não pôde ser confirmada. Depois, os controladores da missão decidiram emitir o comando de autodestruição do foguete, encerrando o teste de voo.

Continua após a publicidade

“Um comando de destruição foi transmitido para o H3, porque não havia possibilidade de cumprir a missão”, afirmou a JAXA, em um comunicado publicado nesta terça-feira (7). O foguete levava o satélite Advanced Land Observing Satellite-3 (ou “DAICHI-3”), que iria ficar em uma órbita heliossíncrona sobre a Terra para enviar imagens de alta resolução do Japão e de outras áreas.

O foguete H3 pode ter de 57 a 63 metros de altura, dependendo do tamanho da carenagem da carga útil de cada missão. Ele é capaz de levar pelo menos quatro toneladas de cargas para a órbita heliossíncrona e 6,5 toneladas, no mínimo, para a órbita de transferência geoestacionária. Quando estiver em operação, o H3 irá substituir os foguetes H-IIA usados atualmente para o Japão, mas que devem ser aposentados em 2024.

Esta foi a segunda tentativa de lançamento do H3. A primeira aconteceu em fevereiro, mas acabou suspensa em função de uma falha no sistema elétrico, que alimenta os motores do primeiro estágio do H3. Naquela ocasião, o foguete iria lançar o satélite DAICHI-3, mas com o ocorrido, acabou permanecendo em solo.

Fonte: JAXA