Júpiter e Urano serão os destinos da missão chinesa Tianwen-4
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A China planeja lançar uma dupla de naves com destino a Júpiter e Urano em meados da próxima década. O projeto foi divulgado por Wang Qiong, do Centro de Exploração Lunar e Engenharia Espacial na agência espacial chinesa CNSA. Em sua fala no Congresso Astronáutico Internacional (IAC), Qiong descreveu que esta missão se chamará Tianwen-4.
- Conheça o passado, o presente e o futuro do programa espacial chinês
- Esses são os planos de exploração espacial da China para os próximos 5 anos
Qiong explicou que a nave principal vai estudar Júpiter e seu sistema, e entrará em órbita ao redor da lua Calisto para estudá-la. Já a menor fará uma viagem mais longa com destino a Urano, e pode aproveitar para sobrevoar algum asteroide. “Os objetivos científicos ainda estão em análise”, disse ele, após sua apresentação no IAC.
Segundo ele, as naves serão lançadas com um foguete Long March 5, o mais potente da família Long March. Com a ajuda de sobrevoos por Vênus e pela Terra, elas vão seguir juntas rumo ao Sistema Solar externo (onde ficam os planetas gigantes e suas respectivas luas), antes de se separarem e irem rumo aos seus alvos.
A China já havia sinalizado planos para enviar uma missão a Júpiter. Antes, o país pareceu ter planos para estudar a lua Calisto como alvo principal, para entender melhor este satélite natural de Júpiter e a história do sistema do gigante gasoso. Outra possibilidade seria investigar as luas irregulares do planeta, que poderiam revelar mais sobre a "juventude" do Sistema Solar.
Wang ressaltou que esta e demais missões da série Tianwen, junto dos planos de construção da estação de pesquisa International Lunar Research Station na próxima década, “são objetivos que promovem o uso dos recursos humanos para criar um novo padrão de colaboração internacional na exploração espacial, para fazer contribuições do uso pacífico do espaço”.
Fonte: Space.com