James Webb pode mostrar se asteroide Psyche tem água
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Cientistas do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI) estão usando o telescópio James Webb e os últimos dados do observatório SOFIA para estudar o asteroide 16 Psyche. Os novos estudos foram feitos em preparação para a missão Psyche, da NASA, e podem fornecer informações valiosas para ela.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- 16 Psyche | O que se sabe sobre o "asteroide de ouro"?
O Psique, como é chamado em português, é um asteroide que mede aproximadamente 225 metros de diâmetro. A NASA vai lançar uma sonda com destino a ele, que vai viajar mais de três milhões de quilômetros até alcançá-lo.
Enquanto o aguardado lançamento não chega, uma equipe de cientistas está estudando a rocha espacial em diferentes comprimentos de onda. “A pesquisa liderada pelo SwRI vai fornecer informações diferentes, mas complementares, sobre o que a sonda Psyche foi criada para estudar”, explicou Dr. Tracy Becker.
A pesquisadora Stephanie Jarmak está usando o Webb para procurar sinais de água nele. “Se não encontrarmos [sinais de hidratação], não vai ser uma surpresa, considerando que o Psyche é um mundo principalmente metálico”, comentou ela.
Já Anicia Arredondo está trabalhando com os últimos dados obtidos pelo observatório SOFIA antes de finalizar suas atividades no ano passado, para descobrir se o Psyche foi o núcleo de algum asteroide ou protoplaneta. “Se sim, vários impactos teriam rompido todas as camadas externas, deixando apenas um núcleo metálico”, acrescentou.
“Todas as observações usando diferentes técnicas continuam nos mostrando resultados que não fazem sentido no contexto um com os outros. É por isso que é tão importante enviarmos uma missão para lá agora”, finalizou ela. Originalmente, a missão Psyche seria lançada no dia 5 de outubro, mas a NASA anunciou que o lançamento foi adiado para o dia 12.
Fonte: SwRI