Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Israelenses tentarão pousar dois landers de uma só vez na Lua com a Beresheet 2

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Novembro de 2021 às 16h05

Link copiado!

viledevil/Envato
viledevil/Envato

A Israel Aerospace Industries (IAI) desenvolveu o lander Beresheet para a SpaceIL, uma organização israelense que tentou pousá-lo na Lua em 2019, sem sucesso. Agora, a empresa trabalha em um novo projeto para a missão Beresheet 2, que realizará uma tentativa de alunissagem em 2024. A nova missão traz desafios ainda maiores, já que prevê dois módulos de pouso e uma sonda orbital — ou seja, a Beresheet 2 prevê um pouso duplo.

Durante a primeira missão Beresheet, o motor principal da nave apresentou uma falha, causando seu desligamento durante a descida, o que fez com que o lander se chocasse contra a superfície lunar. Houve um período de incerteza sobre os planos da SpaceIL desde então, mas a instituição decidiu, no fim do ano passado, que iria desenvolver a missão Beresheet 2.

Continua após a publicidade

Shlomi Sudri, vice-presidente e gerente geral da divisão espacial da IAI, afirmou que foi a SpaceIL quem sugeriu pousar duas vezes na Lua. “Vamos desenvolver um orbitador que carregará dois pequenos módulos de pouso”, explicou ele. Para isso, a ideia é que essas naves combinadas sejam lançadas rumo à órbita lunar e, depois, o orbitador vai liberar os dois landers, que vão tentar pousar em duas diferentes partes da Lua. Se tudo correr bem, eles vão iniciar uma missão de imageamento que poderá se estender por alguns anos.

Segundo Sudri, o desenvolvimento do projeto da missão começou há aproximadamente seis meses, e o orbitador passou pelo processo de análise preliminar de design há pouco tempo. A estimativa é que a nave precisará de cerca de três anos para ser desenvolvida, e cada um dos landers será consideravelmente menor que a primeira nave Beresheet, que pesava 858 kg no lançamento. A dupla de landers e o orbitador da Beresheet 2 devem ter peso somado total um pouco maior daquele da missão anterior.

Além de ser a responsável pelo design da Beresheet 2, a IAI segue trabalhando também para conseguir parceiros para a missão — e parece já ter feito algum progresso. Em outubro, a SpaceIL e a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram um entendimento para que, através do acordo, a agência espacial desenvolva instrumentos que estarão a bordo dos landers da Beresheet 2.

Fonte: Space News