Ingenuity envia mensagem de Marte à Terra pela última vez
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
O helicóptero Ingenuity, da NASA, enviou sua última mensagem à Terra. Segundo informações da NASA publicadas no X, o antigo Twitter, a pequena aeronave vai passar a servir como uma unidade de coleta de dados em Marte.
- Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
- "Último suspiro" do Ingenuity pode revelar causa dos danos em hélices
“Um longo adeus”, escreveram os membros da agência espacial. “A equipe do Ingenuity recebeu sua mensagem final do #MarsHelicopter, que vai servir agora como um banco de testes estacionário, coletando dados que possam beneficiar possíveis exploradores do Planeta Vermelho”, acrescentaram.
Mas o que isso significa, já que o Ingenuity não vai voar e nem se comunicar? Segundo os oficiais da NASA, ele “vai acordar diariamente, ativar seus computadores de voo e vai testar a performance dos painéis solares, das baterias e dos componentes eletrônicos”.
Além disso, o pequeno helicóptero vai tirar fotos da superfície e coletar dados da temperatura por lá.
Segundo a NASA, a despedida do Ingenuity aconteceu nesta terça-feira (16). Naquele dia, os engenheiros da missão se uniram pela última vez na sala de controle para monitorar uma transmissão da aeronave.
Apesar de a missão do Ingenuity ter chegado ao fim em 25 de janeiro devido a danos nas hélices, o helicóptero continuou se comunicando com o rover Perseverance, que atua como uma estação de transmissão dos dados. Tal transmissão foi recebida pelos membros da missão com a ajuda da rede Deep Space Network, e marcou a última vez em que trabalharam juntos nas operações da pequena aeronave.
O helicóptero Ingenuity foi projetado para voar apenas cinco vezes, mostrando que era possível voar na fina atmosfera marciana. No fim, ele realizou mais de 70 voos ao longo da sua missão, surpreendendo os cientistas.