Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Incêndio em observatório dos EUA segue ativo; quatro estruturas sofreram danos

Por| Editado por Rafael Rigues | 21 de Junho de 2022 às 18h15

Link copiado!

KPNO/NOIRLab/NSF/AURA
KPNO/NOIRLab/NSF/AURA

O incêndio que alcançou o Observatório Nacional de Kitt Peak (KPNO), no Arizona, no final da semana passada, atingiu pelo menos quatro instalações. Apesar de controlado, o fogo permanece ativo na região e a equipe local ainda não pôde avaliar se algum instrumento astronômico foi danificado.

O chamado "incêndio de Contreras" atingiu o observatório na madrugada do dia 17 de junho. As avaliações iniciais indicam que as cúpulas dos telescópios permanecem de pé, mas a área segue em “combate ativo de incêndios”, segundo nota do NOIRLab, centro de pesquisa que administra o KPNO.

Continua após a publicidade

Desde que o fogo começou em 11 de junho, as autoridades locais trabalham na contenção do incêndio com o auxílio de aviões e helicópteros sobre o observatório e comunidades vizinhas. Por enquanto, apenas as equipes de combate ao incêndio podem acessar o KPNO.

Pelo menos quatro estruturas sem finalidade científica, como dormitórios e salas de apoio, foram perdidas com a chegada do fogo na sexta-feira passada. "As avaliações de danos aos equipamentos só começarão quando as condições permitirem a entrada segura na área", acrescentou o NOIRLab.

Nesta segunda-feira (20), o incêndio havia devastado uma área de quase 8.240 hectares, crescendo em 8% em comparação ao dia anterior. Deste total, cerca de 40% foi contido. Os funcionários do NOIRLab disseram que a avaliação dos danos provavelmente levará semanas, bem como o restabelecimento da rede de energia no local.

Continua após a publicidade

Incêndios como este estão se tornando cada vez mais frequentes à medida que o aquecimento global, impulsionado pela atividade humana, avança. O KPNO não é o primeiro observatório a ser ameaçado por esta realidade nos últimos anos e, infelizmente, pode não ser o último.

Em setembro do ano passado, um incêndio florestal na Califórnia chegou a apenas alguns quilômetros de distância do radiotelescópio Allen Telescope Array (ATA), do Instituto SETI. Outro incêndio chegou bem perto do Observatório Mount Wilson, também na Califórnia, em setembro de 2020.

Fonte: NOIRLab, Via Space.com