Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia vs Ucrânia: OMS alerta para risco de "catástrofe humanitária"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Fevereiro de 2022 às 15h32

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Com a escalada do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a divisão europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nesta quinta-feira (24), para o risco de uma possível "catástrofe humanitária" no país invadido.

Em comunicado, a OMS afirmou que "qualquer nova escalada [do conflito] pode resultar em uma catástrofe humanitária na Europa, incluindo um número significativo de vítimas e danos adicionais aos sistemas de saúde já fragilizados".

Continua após a publicidade

Isso porque muitos países ainda enfrentam os desafios impostos pela pandemia da covid-19 e a disseminação da variante Ômicron (B.1.1.529). Em paralelo, surtos de poliomielite são identificados, segundo a divisão europeia da organização.

OMS e a invasão da Ucrânia

Neste cenário de guerra, a OMS "reitera sua mais profunda preocupação com a segurança, a saúde e o bem-estar de todos os civis afetados pela crise no país e possivelmente além [da região do conflito]". Para evitar mais danos, trabalha em colaboração com os parceiros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Continua após a publicidade

"O direito à saúde e o acesso aos serviços devem ser sempre protegidos, inclusive em tempos de crise. Profissionais de saúde, hospitais e outras instalações nunca devem ser alvos e devem continuar a atender às necessidades de saúde das comunidades. A proteção dos civis é uma obrigação do Direito Internacional Humanitário", pontua a OMS.

Fonte: OMS