Rússia vs Ucrânia: OMS alerta para risco de "catástrofe humanitária"
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Com a escalada do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a divisão europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nesta quinta-feira (24), para o risco de uma possível "catástrofe humanitária" no país invadido.
- Tropas da Rússia e Ucrânia entram em conflito na Zona de Exclusão de Chernobyl
- Sites do governo da Ucrânia sofrem ataque de novo malware que deleta dados
Em comunicado, a OMS afirmou que "qualquer nova escalada [do conflito] pode resultar em uma catástrofe humanitária na Europa, incluindo um número significativo de vítimas e danos adicionais aos sistemas de saúde já fragilizados".
Isso porque muitos países ainda enfrentam os desafios impostos pela pandemia da covid-19 e a disseminação da variante Ômicron (B.1.1.529). Em paralelo, surtos de poliomielite são identificados, segundo a divisão europeia da organização.
OMS e a invasão da Ucrânia
Neste cenário de guerra, a OMS "reitera sua mais profunda preocupação com a segurança, a saúde e o bem-estar de todos os civis afetados pela crise no país e possivelmente além [da região do conflito]". Para evitar mais danos, trabalha em colaboração com os parceiros da Organização das Nações Unidas (ONU).
"O direito à saúde e o acesso aos serviços devem ser sempre protegidos, inclusive em tempos de crise. Profissionais de saúde, hospitais e outras instalações nunca devem ser alvos e devem continuar a atender às necessidades de saúde das comunidades. A proteção dos civis é uma obrigação do Direito Internacional Humanitário", pontua a OMS.
Fonte: OMS