Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero Ingenuity voa pela 8ª vez em Marte e se desloca por 160 metros

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Junho de 2021 às 14h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, responsável pela operação do helicóptero Ingenuity, em Marte, acaba de confirmar o sucesso de mais um voo da aeronave. No Twitter, o JPL trouxe informações sobre o mais recente voo realizado pelo Ingenuity nesta segunda-feira (21). Agora, o helicóptero já soma oito voos de sucesso no Planeta Vermelho, chegando mais longe do que os cientistas imaginavam.

A aeronave ficou no ar por 77,4 segundos e se deslocou por 160 m. Ao fim do procedimento, o Ingenuity pousou a cerca de 133,5 m de distância do rover Perseverance. Além disso, o tuíte também traz uma foto mostrando a sombra do Ingenuity, projetada no solo marciano. Como os dados acabaram de ser recebidos pela NASA, novas informações e detalhes deverão ser publicados em breve pela agência espacial.

Continua após a publicidade

O oitavo voo do Ingenuity ocorreu cerca de duas semanas depois do sétimo, realizado no dia 8 de junho, com destino a um novo local de pouso. A tentativa bem-sucedida desta semana soma mais um voo de excelência ao histórico do helicóptero, que teve algumas dificuldades ao voar pela sexta vez — naquela ocasião, a pequena aeronave sofreu algumas anomalias que dificultaram o controle, mas conseguiu pousar em segurança mesmo assim.

Diferentemente do rover Perseverance, o Ingenuity é uma demonstração de tecnologia, sem objetivos científicos, que serve para testar a capacidade de uma aeronave realizar voos controlados na fina atmosfera marciana. Por isso, o helicóptero foi projetado para voar apenas cinco vezes, mas vem demonstrando um desempenho tão satisfatório que a equipe foi motivada a estender a missão para, assim, tentar levá-lo para voos mais ambiciosos.

Segundo informações da NASA, ainda não há datas para a próxima aventura do Ingenuity. De qualquer forma, é provável que ele voe novamente em breve e continue assim enquanto estiver em boas condições de funcionamento. Assim, os próximos voos deverão ajudar o helicóptero a acompanhar o rover Perseverance, que irá investigar possíveis sinais de vida microbiana na cratera Jezero, caso tenham existido, e coletará amostras que serão enviadas à Terra.

Fonte: Space.com