Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero Ingenuity completa seu 7º voo em Marte e pousa em novo local

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Junho de 2021 às 12h10

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Na noite de terça-feira (8), o Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, anunciou que o helicóptero Ingenuity realizou seu sétimo voo em Marte. Os detalhes e data exata de realização do voo ainda não foram publicados, mas, segundo uma publicação do JPL realizada no Twitter, o pequeno helicóptero se deslocou por mais de 100 m no Planeta Vermelho e, ao fim do voo, pousou em um local totalmente novo.

Os oficiais do JPL afirmaram que este foi “outro voo de sucesso” e explicaram que este foi o segundo realizado durante a fase de demonstração de operações. De acordo com o tuíte, o Ingenuity voou durante 62,8 segundos e se deslocou por aproximadamente 106 m na direção sul, com destino a um novo local de pouso. O novo voo rendeu uma imagem, que também foi publicada:

Continua após a publicidade

Este voo de sucesso ocorreu algumas semanas após o Ingenuity apresentar algumas anomalias durante seu sexto voo, que felizmente não impediram que pousassem em segurança. Enquanto não há mais detalhes do procedimento mais recente, o tuíte nos adianta algumas informações: o sétimo voo do Ingenuity não foi o mais longo já feito em relação ao tempo ou distância — o sexto durou 140 minutos, e durante o quarto, o helicópteroquebrou um novo recorde de distância percorrida.

Além disso, uma prévia do voo indica que o Ingenuity pousou em um lugar diferente daquele que decolou, algo que acontece pela segunda vez. Para isso, a NASA usou informações coletadas pela câmera HiRISE, no orbitador Mars Reconnaissance Orbiter. As imagens obtidas indicaram que a região era plana e livre de obstáculos, o que a tornaria segura para o pouso.

Originalmente, o Ingenuity foi criado para realizar somente cinco voos, tanto que os engenheiros da missão não esperavam que a aeronave se mantivesse em condições de ir além disso. Porém, o helicóptero mostrou um desempenho excelente, e a NASA decidiu estender sua missão para continuar testando os recursos da aeronave; portanto, enquanto estiver em boas condições, o Ingenuity deverá continuar se aventurando em Marte.

Onde estão o Perseverance e o Ingenuity?

Continua após a publicidade

O rover Perseverance pousou em Marte em 18 de fevereiro, levando o helicóptero Ingenuity preso em sua “barriga”, até que fosse liberado. Desde então, o rover vem realizando atividades diversas, como a análise de rochas e até produção de oxigênio — além de atuar como uma estação de comunicação do Ingenuity, documentando os voos realizados na primeira fase da missão do helicóptero.

E para você acompanhar a trajetória dos dois em Marte, a NASA criou uma ferramenta interativa.

Trata-se de um mapa da cratera Jezero, que conta com duas camadas: uma é em escala de cinza, feita com imagens da câmera HiRISE; a outra, colorida, foi feita com os dados obtidos pela câmera do orbitador da sonda da missão Mars Express, da Agência Espacial Europeia. A ferramenta foi criada com o software que a equipe da missão usa para decidir qual será o próximo local de exploração do Perseverance e como chegar lá.

Continua após a publicidade

No menu do lado esquerdo, você pode selecionar os itens que quer visualizar no mapa, como a indicação da posição atual do Ingenuity e Perseverance, a trajetória que já foi percorrida pelos dois, informações dos lugares pelos quais já passaram, entre outros dados. Cada ponto representa o último local do deslocamento da dupla, e indica o dia (ou sol) em que o Perseverance e o Ingenuity pararam.

Para acessar o mapa, clique aqui.

Fonte: DigitalTrends, Business Insider