Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fotos mostram o que os astronautas chineses veem das janelas da estação espacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Agosto de 2021 às 14h10

Link copiado!

China Manned Spaceflight
China Manned Spaceflight

O trio de taikonautas formado por Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo está a bordo do Tianhe, o módulo central da nova Estação Espacial Chinesa, desde junho, fazendo parte da missão Shenzhou-12. A estadia em órbita deverá durar três meses e, enquanto realizam suas atividades no espaço, eles têm algumas visões impressionantes do nosso planeta — e a boa notícia é que novas imagens foram publicadas, nos mostrando um pouco do que eles veem por lá.

Ao longo da missão, o trio segue trabalhando em atividades de reparo e manutenção da nova estação, além de realizar tarefas no lado externo da estação. Assim, no dia 21 de julho, o taikonauta Tang Hongbo cumpriu sua rotina de exercícios físicos para o fortalecimento muscular e outras atividades. Depois, ao voltar para seu quarto, ele fez a foto abaixo, que mostrava a visão da tripulação enquanto o módulo Tianhe sobrevoava a região do Golfo da Guiné.

Continua após a publicidade

Já no início de agosto, o módulo central passou pela região da Etiópia. No dia 13, o tempo no Oceano Índico ainda era imprevisível, mas mesmo assim permitiu que Hongbo fizesse a imagem abaixo após finalizar um treinamento de comando do braço robótico da estação, realizado na área interna do módulo. A foto mostra a visão que ele teve do oceano, acompanhado por dois bonecos que instalou próximo da escotilha.

Aliás, caso você esteja se perguntando como são os aposentos dos taikonautas, a foto abaixo tira suas dúvidad. Ela foi feita por Tang no dia 18 de agosto e mostra seu pequeno dormitório com uma foto de seu filho colada na parede das instalações, sacos de dormir e aberturas de ventilação que garantem que os astronautas tenham um ambiente confortável e relaxante para descansar.

Continua após a publicidade

Recentemente, a dupla de taikonautas Nie Haisheng e Liu Boming realizou a segunda caminhada espacial do novo módulo para ajustar uma câmera panorâmica, instalar um kit de ferramentas e outros dispositivos; a primeira foi realizada em julho. A China espera concluir sua nova estação espacial em 2022 e, quando estiver finalizada, poderá durar pelo menos 10 anos.

Fonte: 163