Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China lança três astronautas para sua nova estação espacial nesta quarta (16)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Junho de 2021 às 10h45

Link copiado!

Xu Bu/Xinhua
Xu Bu/Xinhua

O primeiro voo tripulado lançado pela China em quase cinco anos já tem data e tripulação revelados: os oficiais da China Manned Space Agency (CMSA) anunciaram, durante uma coletiva de imprensa, que a missão Shenzhou-12 será lançada durante a noite desta quarta-feira (16), com um foguete Long March 2F, no espaçoporto de Jiuquan Satellite Launch Center. A missão levará três taikonautas para o novo módulo central da estação espacial chinesa, em uma estadia de três meses.

Durante a coletiva, os oficiais chineses revelaram que os tripulantes da missão serão os taikonautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo. Nie, o veterano do trio, já foi ao espaço com as missões Shenzhou-6, em 2005, e com a Shenzhou-10, em 2013, e será o comandante da Shenzhou-12. Já Liu voou com a Shenzhou-7 em 2008, e Tang terá agora sua primeira experiência no espaço.

Continua após a publicidade

A tripulação irá passar três meses a bordo do Tianhe, o módulo central da futura estação espacial Tiangong-3 que ainda terá sua montagem finalizada em órbita. Este módulo foi lançado para a órbita baixa da Terra no fim de abril e, embora esteja no espaço há menos de dois meses, a nave cargueira Tianzhou-2 já esteve por lá recentemente para entregar 6,6 toneladas de suprimentos. Quando chegarem lá, os astronautas vão realizar atividades de reparo e manutenção da estação, incluindo tarefas na área externa do módulo.

Yang Liwei, diretor do China Manned Space Engineering Office, comentou que “ter astronautas saindo da cabine vai se tornar uma nova rotina, e a duração dessas atividades terá grande aumento”. A fala dele fez referência às quatro missões tripuladas que serão necessárias para a montagem da estação — a Shenzhou-12 é a terceira de um total de 11 missões, sendo que dois voos levarão módulos adicionais. Depois, haverá mais três missões cargueiras e outros três voos tripulados para a construção da estação, que deve se estender até o fim de 2022.

Confira, abaixo, a transmissão da coletiva de imprensa realizada nesta manhã com a participação dos astronautas, que responderam perguntas da imprensa:

Continua após a publicidade

Fonte: Xinhua, Space.com