Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas chineses fazem seu primeiro spacewalk na nova estação espacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Julho de 2021 às 11h15

Link copiado!

CCTV
CCTV

Em junho, a China levou seu primeiro trio de astronautas para o módulo Tianhe, da nova estação espacial Tiangong-3. Já neste domingo (4), os taikonautas Tang Hongbo e Liu Boming realizaram o primeiro spacewalk no novo laboratório orbital, enquanto o comandante Nie Haisheng ficou na área interna da estação para dar suporte a eles. A caminhada espacial durou cerca de sete horas e foi a segunda já realizada em todo o programa espacial da China.

A agência espacial chinesa publicou imagens da preparação dos taikonautas para o spacewalk, que os mostrava reunindo os itens necessários e realizando checagens das condições de saúde. Vestidos com novos trajes espaciais, Liu e Tang abriram a escotilha do módulo e deixaram as instalações separadamente, enquanto o comandante Nie Haisheng ficou na parte interna da estação.

Continua após a publicidade

Ao longo do spacewalk, eles moveram uma câmera panorâmica para o lado externo do módulo e testaram um braço robótico, componente que será usado para a transferência de módulos futuros em torno da estrutura da estação. Além disso, eles também instalaram ali alguns apoios para os pés, que permitiram que seguissem com outras tarefas de montagem das instalações.

Após o fim das atividades, a agência espacial chinesa CNSA comemorou a finalização das demandas esperadas. “aApós cerca de 7 horas de atividades externas, os tripulantes da missão Shenzhou-12, que trabalharam juntos, completaram com sucesso todas as tarefas agendadas”, anunciaram, afirmando que o retorno deles ao módulo Tianhe marcava também o sucesso do primeiro spacewalk já feito para a construção da nova estação espacial.

A tripulação deverá passar três meses a bordo do módulo, e ainda há mais uma caminhada espacial planejada para esta missão, que também deverá durar de seis a sete horas. O spacewalk deste fim de semana, junto de outras atividades que ainda serão feitas, são etapas que a China irá percorrer para avançar na construção da nova estação Tiangong-3, que deverá ser concluída em 2022. A expectativa é que o novo laboratório orbital tenha vida útil de pelo menos 10 anos, e este número pode aumentar com a realização de manutenções por lá.

Confira a transmissão de parte do spacewalk:

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceDaily, Space.com