Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fotos de satélite mostram instalações da SpaceX com dois boosters Super Heavy

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Agosto de 2021 às 12h46

Link copiado!

Maxar Technologies
Maxar Technologies
Tudo sobre SpaceX

O satélite WorldView-3, localizado a uma altitude de 617 km, registrou imagens da base de lançamentos da SpaceX, no sul do Texas, onde a empresa está montando sua espaçonave Starship, destinada a levar humanos à Lua — e além. Na imagem, aparecem dois boosters Super Heavy e, mesmo vistos do espaço, eles se parecem realmente gigantes.

Com o objetivo de levar pessoas e cargas úteis à Lua, Marte e além, a SpaceX está desenvolvendo um sistema aprimorado de lançamento. Para isto, a empresa conta com duas peças fundamentais: a primeira é o impulsionador de primeiro estágio com 70 metros de altura, chamado Super Heavy; a segunda, com 50 metros de altura, o veículo Starship, acoplado no topo do foguete.

Continua após a publicidade

Na imagem, obtida pelo satélite WorldView-3, é possível observar dois Super Heavy distintos: o Booster 3, localizado na plataforma de lançamento suborbital, perto da borda esquerda da foto, e o Booster 4, empilhado em uma montagem de lançamento orbital, à direita. De tão altos, os dois veículos projetam longas sombras sobre a paisagem da Costa do Golfo.

No início deste mês, o Booster 4, com 29 motores, começou a ser preparado para realizar seu primeiro teste de voo orbital do programa Starship. No dia 5 de agosto, o Super Heavy foi içado até a montagem de lançamento orbital e, posteriormente, o protótipo SN20 foi acoplado sobre ele — inclusive, alcançando a marca de sistema de lançamento mais alto do mundo, com 120 metros de altura. Mas, naquele mesmo dia, a dupla foi desfeita para que a SpaceX realizasse trabalhos adicionais em ambos.

Ainda não está claro quando, exatamente, o potente sistema será usado pela primeira vez. Elon Musk, fundador da SpaceX, disse recentemente que a dupla deveria estar pronta em algumas semanas, mas que isso dependeria da aprovação regulatória. Neste caso, Musk se refere à avaliação ambiental do local da base de lançamento da empresa que está sendo realizada pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA.

Continua após a publicidade

A aprovação não deve ficar pronta antes de um mês, já que a FAA ainda abrirá o debate para comentários públicos durante 30 dia após a liberação de uma revisão preliminar — a qual ainda não foi divulgado. O satélite WorldView-3 é operado pela DigitalGlobe, subsidiária da Maxar Technologies, lançado para a órbita da Terra em agosto de 2014. De visão tão aguçada, ele consegue observar características tão pequenas quanto 31 cm sobre a superfície terrestre.

Fonte: Space.com