Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fotógrafo registra eclipse lunar total com detalhes impressionantes

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Novembro de 2022 às 11h37

Link copiado!

Yu Kato/Unsplash
Yu Kato/Unsplash

O astrofotógrafo Andrew McCarthy capturou imagens impressionante do eclipse lunar total, ocorrido no início desta semana. Um dos registros traz uma série de fotos da Lua que, juntas, mostram nosso satélite natural ao longo das diferentes fases do eclipse, enquanto estava mergulhado na sombra projetada pela Terra. Já outra imagem revela a Lua avermelhada durante o fenômeno, com grande riqueza de detalhes.

Ele publicou a foto da Lua em sua conta no Twitter, e destacou como a produziu. “Esta imagem foi capturada com dois telescópios, um para capturar detalhes complexos da superfície lunar, e um para capturar os tons ricos projetados pela sombra da Terra no disco lunar”, explicou, em uma publicação.

Confira a imagem:

Continua após a publicidade

Ele chamou a foto de “Pela Dispersão da luz da Terra” — um título bastante adequado, se considerarmos que, durante os eclipses lunares totais, a Lua fica com tons avermelhados por caua da atmosfera terrestre, que refrata parte da luz solar incidindo em direção ao nosso satélite natural. Este efeito também é responsável pela cor do pôr do Sol.

Já a composição, chamada "Sombras e Pôr do Sol", mostra a Lua ao longo da diferentes etapas do eclipse:

Continua após a publicidade

Para chegar a estes resultados fascinantes, McCarthy precisou tirar quase 150 mil fotos com diferentes equipamentos; as primeiras imagens representavam pequenos segmentos da Lua. Depois, ele combinou os registros em uma foto de alta resolução da Lua, para trazer detalhes para as versões finais.

O eclipse lunar total ocorreu durante a madrugada de terça-feira (8), e foi visível somente para observadores na América Central, América do Norte e Equador. Já no Brasil, a fase total do fenômeno (quando a Lua mergulha na umbra da Terra) pôde ser observada somente para quem estava no Acre, perto da divisa com o Peru.

Fonte: Via: Universe Today