Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete Starship voa em câmera lenta neste vídeo da SpaceX

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Abril de 2023 às 15h21

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O primeiro teste de voo do foguete Starship, da SpaceX, foi filmado em câmera lenta e rendeu um vídeo espetacular, publicado pela empresa na quinta (20). A sequência dura menos de 30 segundos e foi capturada por uma câmera instalada na torre de lançamentos em Starbase, no Texas.

O vídeo começa com o acionamento dos motores Raptor no propulsor Super Heavy, que geram um forte som. Em seguida, é possível ver gradualmente a estrutura completa do foguete de 120 m. Cconforme ele sobe, os motores aparecem, mas logo são escondidos por poeira e fumaça.

Confira:

Continua após a publicidade

As imagens foram capturadas no início do teste de voo realizado na quinta, que foi a primeira vez em que o foguete voou com os protótipos do Super Heavy e do veículo Starship instalados juntos. O sistema deixou a plataforma e voou por cerca de três minutos, mas as imagens do lançamento indicam que nem todos os motores funcionaram corretamente.

Além disso, houve uma falha durante a separação dos estágios: eles permaneceram juntos e não demorou muito até o Starship começar a tombar. Em seguida, a SpaceX acionou o sistema de terminação de voo do foguete e de seu booster, que acabaram destruídos aproximadamente quatro minutos depois de deixar a plataforma.

Continua após a publicidade

A explosão rendeu uma chuva de partículas em cidades próximas do local do lançamento, fotografadas em diferentes superfícies. Ainda, o desfecho explosivo do teste de voo do Starship foi registrado também por satélites, que observaram tanto a fumaça do lançamento quanto o pico de luz causado pela explosão.

Apesar de a explosão parecer algo trágico, a realização do teste e seus resultados foram motivo de comemorações por parte da SpaceX, que pôde coletar dados sobre o desempenho do Starship em condições reais. Estes dados vão ajudar a empresa a aplicar melhorias para próximos testes de voo, ainda sem data para acontecer.