Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explosão do foguete Starship aparece em fotos de satélite

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Abril de 2023 às 17h24

Link copiado!

National Weather Service/NOAA
National Weather Service/NOAA
Tudo sobre SpaceX

O foguete Starship foi observado pelo satélite GOES-16, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos. O satélite capturou imagens do primeiro teste de voo do foguete, que acabou explodindo nesta quinta (20).

O satélite GOES-16 fica a 36 mil quilômetros de altitude em uma órbita geoestacionária, ou seja, ele se move ao redor da Terra acompanhando a rotação do nosso planeta. Por isso, ele tem visão constante do litoral norte-americano, o que proporcionou belas imagens do lançamento do foguete.

“Mesmo que o Starship, da SpaceX, não tenha chegado à órbita, ele ainda ofereceu um show e tanto de fogos de artifício”, escreveu o cientista Simon Proud, no tuíte que apresenta uma animação com as imagens do satélite:

Continua após a publicidade

A sequência acima mostra que o satélite conseguiu observar a grande nuvem de fumaça liberada pelos motores Raptor, do propulsor Super Heavy. Os gases cobriram temporariamente o local do lançamento em Boca Chica, no Texas, mas logo foram dispersos.

Já as imagens abaixo foram capturadas na luz infravermelha e revelam uma breve emissão luminosa, causada pelo aumento de temperatura quando os motores do foguete foram acionados:

Continua após a publicidade

Por fim, outra versão das imagens do satélite GOES-16 mostram o local em que surgiu uma trilha de condensação deixada pelo foguete, além da sombra dela e o pico de luz gerado pela explosão.

Veja abaixo:

A SpaceX lançou o Starship às 10h33, no horário de Brasília. Cerca de três minutos depois de deixar a plataforma, os estágios dele deveriam ter se separado, mas permaneceram juntos. Em seguida, o veículo começou a tombar e explodiu na sequência.

Continua após a publicidade

Segundo informações da SpaceX, o sistema de terminação de voo da nave e do propulsor foi acionado, resultando na destruição de ambos. "Com testes assim, o sucesso vem do que aprendemos, e aprendemos uma quantidade tremenda de coisas sobre o veículo e sistemas em solo", finalizaram.

Fonte: SpaceX; Via: Space.com