Publicidade

Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk

Por  | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX

Elon Musk, bilionário e fundador da SpaceX, declarou no sábado (15) que o foguete Starship pode ser lançado a Marte no fim de 2026, levando a bordo um robô Optimus, da Tesla. Ainda, ele acrescentou também que pousos tripulados no Planeta Vermelho poderiam acontecer a partir de 2029.  

“O Starship vai para Marte no fim do próximo ano, levando o Optimus. Se esses pousos correrem bem, então pousos tripulados podem começar em 2029, embora 2031 seja mais provável”, declarou em uma publicação no X, antigo Twitter

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Considerado o maior e mais poderoso foguete do mundo, o Starship é a grande aposta da SpaceX para levar humanos a Marte. O veículo mede 123 m de altura, e foi projetado para ser completamente reutilizável. Além disso, uma versão modificada do foguete promete levar novos astronautas à superfície da Lua durante o programa Artemis. 

Para transformar estes planos em realidade, a SpaceX precisa primeiro mostrar que seu foguete é seguro e que pode ser reabastecido em órbita. Por isso, a empresa vem realizando testes de voo com protótipos do Starship. No mais recente deles, o propulsor Super Heavy foi capturado com sucesso, mas o Starship explodiu. 

Além disso, enviar astronautas a Marte não é nada fácil. Um dos desafios é a grande distância até lá, que varia de 56 milhões a 400 milhões de quilômetros dependendo das posições da Terra e de Marte em suas respectivas órbitas.

Assim, para economizar combustível, cientistas planejam missões para quando Marte está mais próximo de nós, o que ocorre a cada 26 meses, aproximadamente. Por conta desse intervalo, as próximas oportunidades de lançar missões a Marte seriam em 2026 e 2028. 

Leia também:

Vídeo: Starlink como funciona?

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceDaily