Publicidade

Firefly contrata SpaceX para envio de módulo lunar Blue Ghost em 2023

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Maio de 2021 às 20h40

Link copiado!

Firefly Aerospace
Firefly Aerospace

A empresa Firefly Aerospace Inc. anunciou hoje (21) seu contrato assinado com a SpaceX para lançar seu módulo lunar Blue Ghost em 2023 a bordo do lançador Falcon 9. O módulo é destinado a transportar 10 cargas úteis para a missão Comercial Lunar Payload Services (CLPS), da NASA, além de outras cargas comerciais contratadas separadamente.

Embora a Firefly esteja desenvolvendo seu próprio veículo de lançamento, o Alpha — o primeiro lançamento deve acontecer nas próximas semanas —, ele ainda não tem capacidade suficiente para levar o Blue Ghost para a Lua. Portanto, a empresa contratou a SpaceX para realizar este trabalho. “O alto desempenho do veículo de lançamento Falcon 9, da SpaceX, permite um trânsito lunar usando recursos mínimos de propulsão do Blue Ghost, permitindo, assim, que a sonda entregue mais de 150 kg de carga útil à superfície lunar”, explicou Shea Ferring, vice-presidente da Firefly.

Continua após a publicidade

O Blue Ghost faz parte de um esforço da empresa para desenvolver espaçonaves e rebocadores orbitais para seu próprio sistema de transporte espacial. “O módulo lunar é realmente o primeiro contrato que validou nosso paradigma de transporte espacial de ponta a ponta que estamos tentando apresentar na Firefly”, explicou Tom Markusic, chefe executivo da empresa. A sonda pousou no Mar das Crises, na região da bacia das crises da Lua e, segundo nota oficial, toda a operação deve levar cerca de 14 dias até que o modo chegue em segurança à superfície.

Com o contrato firmado com a Firefly, agora a SpaceX está responsável por cinco das seis missões que estão em andamento pela CLPS, concedidas pela NASA. Entre seus clientes estão empresas como a Intuitive Machines, a Masten Space Systems e a Astrobotic — em 13 de abril deste ano, a Astrobotic anunciou que seu módulo de pouso Griffin, carregando o rover VIPER, da NASA, será lançado em um Falcon Heavy.

A Firefly recebeu o pedido da NASA em fevereiro deste ano e, deste então, vem trabalhando para o rápido progresso do programa Blue Ghost. E vem conduzindo testes de navegação e visão regulares nas imediações de uma passagem parecida com a da Lua, em Briggs, Texas.

Continua após a publicidade

Fonte: Firefly, SpaceNews