Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão para "farejar" água na Lua em 2023 será lançada por foguete Falcon Heavy

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Abril de 2021 às 18h10

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A empresa de tecnologia robótica espacial Astrobotic anunciou o contrato com a SpaceX para o lançamento da missão Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), da NASA, a qual pretende explorar a superfície lunar em busca de água. O poderoso foguete Falcon Heavy será o responsável por lançar o módulo lunar Griffin, em 2023.

A missão intitulada como Griffi Mission 1 é voltada para a exploração do polo sul da Lua, em busca de possíveis fontes de água que servirão de recurso em futuras bases lunares. A Astrobotic venceu a competição do Commercial Lunar Payload Services (CLPS), um programa da NASA que selecionou o melhor projeto para este propósito. Até o momento, é o maior trabalho já desenvolvido pelo CLPS.

O diretor da missão, Daniel Gillies, explicou que chegar à Lua não é apenas construir uma nave espacial, mas todas as exigências que um trabalho como este demanda. E acrescentou: “o Falcon Heavy, da SpaceX, completa nossa missão Griffin Mission 1, fornecendo um veículo de lançamento comprovado para nos levar em nossa trajetória até a lua”. A empresa, no entanto, se recusa a revelar quais são os termos desta parceria.

Continua após a publicidade

A VIPER irá em busca de depósitos de gelo de água nas regiões do polo sul lunar, onde as crateras ficam permanentemente sombreadas. Todo o trabalho deve acontecer num período de 100 dias após o pouso do módulo. Inicialmente, a missão seria lançada em 2022, mas a agência resolveu adiar para que a equipe tivesse mais tempo para trabalhar no projeto — visando aumentar o tempo de vida da missão.

A Astrobotic pretende lançar ainda no final deste ano uma outra missão abarcada pelo programa CLPS com uma sonda lunar menor, a Peregrine, a qual será lançada pelo veículo Vulcan Centaur, da United Launch Alliance.

Continua após a publicidade

A SpaceX não realizou nenhum lançamento com o Falcon Heavy desde junho de 2019, sendo que o próximo não deve acontecer antes de julho deste ano. Em 2018, o veículo foi responsável por enviar um carro elétrico Tesla Roadster ao espaço, marcando a inauguração deste poderoso foguete. O Falcon Heavy é visado para muitas outras missões, pois é um dos foguetes mais potentes da atualidade e, inclusive, a NASA considera usá-lo para o lançamento da missão Europa Clipper, também prevista para 2023, para estudar a lua Europa, de Júpiter.

Fonte: SpaceNews