Missão para "farejar" água na Lua em 2023 será lançada por foguete Falcon Heavy

Missão para "farejar" água na Lua em 2023 será lançada por foguete Falcon Heavy

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 13 de Abril de 2021 às 18h10
SpaceX

A empresa de tecnologia robótica espacial Astrobotic anunciou o contrato com a SpaceX para o lançamento da missão Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), da NASA, a qual pretende explorar a superfície lunar em busca de água. O poderoso foguete Falcon Heavy será o responsável por lançar o módulo lunar Griffin, em 2023.

A missão intitulada como Griffi Mission 1 é voltada para a exploração do polo sul da Lua, em busca de possíveis fontes de água que servirão de recurso em futuras bases lunares. A Astrobotic venceu a competição do Commercial Lunar Payload Services (CLPS), um programa da NASA que selecionou o melhor projeto para este propósito. Até o momento, é o maior trabalho já desenvolvido pelo CLPS.

O diretor da missão, Daniel Gillies, explicou que chegar à Lua não é apenas construir uma nave espacial, mas todas as exigências que um trabalho como este demanda. E acrescentou: “o Falcon Heavy, da SpaceX, completa nossa missão Griffin Mission 1, fornecendo um veículo de lançamento comprovado para nos levar em nossa trajetória até a lua”. A empresa, no entanto, se recusa a revelar quais são os termos desta parceria.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ilustração do módulo lunar da missão VIPER (Imagem: Reprodução/NASA Ames/Daniel Rutter)

A VIPER irá em busca de depósitos de gelo de água nas regiões do polo sul lunar, onde as crateras ficam permanentemente sombreadas. Todo o trabalho deve acontecer num período de 100 dias após o pouso do módulo. Inicialmente, a missão seria lançada em 2022, mas a agência resolveu adiar para que a equipe tivesse mais tempo para trabalhar no projeto — visando aumentar o tempo de vida da missão.

A Astrobotic pretende lançar ainda no final deste ano uma outra missão abarcada pelo programa CLPS com uma sonda lunar menor, a Peregrine, a qual será lançada pelo veículo Vulcan Centaur, da United Launch Alliance.

Falcon Heavy, da SpaceX (Imagem: Reprodução/SpaceX)

A SpaceX não realizou nenhum lançamento com o Falcon Heavy desde junho de 2019, sendo que o próximo não deve acontecer antes de julho deste ano. Em 2018, o veículo foi responsável por enviar um carro elétrico Tesla Roadster ao espaço, marcando a inauguração deste poderoso foguete. O Falcon Heavy é visado para muitas outras missões, pois é um dos foguetes mais potentes da atualidade e, inclusive, a NASA considera usá-lo para o lançamento da missão Europa Clipper, também prevista para 2023, para estudar a lua Europa, de Júpiter.

Fonte: SpaceNews

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.