Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este cometa fará sua aproximação máxima com o Sol em janeiro de 2023

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Outubro de 2022 às 14h49

Link copiado!

Virtual Telescope/Gianluca Masi
Virtual Telescope/Gianluca Masi

Enquanto segue viagem pelo espaço e fica cada vez mais próximo do Sol, o cometa 2022 E3 ZTF foi fotografado pelos membros do projeto Virtual Telescope. A imagem foi capturada em outubro, e mostra o objeto se movendo em contraste ao fundo repleto de estrelas.

A foto foi feita pela unidade robótica Elena, no dia 14 de outubro. Para registrá-la, o telescópio acompanhou o movimento aparente do cometa, o que fez com que as estrelas aparecessem como rastros luminosos.

Confira:

Continua após a publicidade

Com o processamento, a região brilhante do cometa e sua cauda de poeira foram destacados. O cometa 2022 E3 ZTF deverá chegar ao periélio (a aproximação máxima do Sol) em 13 de janeiro de 2023, ficando a cerca de 1,1 unidade astronômica do nosso astro. Cada unidade representa a distância média entre o Sol e a Terra.

Já em 2 de fevereiro de 2023, o cometa chegará ao ponto mais próximo da Terra ao longo de sua órbita ao redor do Sol, ficando a apenas 0,2 unidades astronômicas do nosso planeta (algo próximo de 44 milhões de quilômetros).

Saiba mais sobre o cometa 2022 E3 ZTF

Continua após a publicidade

O cometa 2022 E3 ZTF foi observado pela primeira vez na direção da constelação Aquila, a Águia, em março de 2022. As primeiras imagens dele foram obtidas pelo Zwicky Transient Facility, programa que observa o céu do hemisfério norte a cada duas noites em busca de supernovas, estrelas de nêutrons, asteroides e outros.

Quando foi identificado, o cometa ainda brilhava pouco e parecia um objeto estelar. Devido às distâncias, o movimento das estrelas precisa ser determinado por meio de técnicas especiais, mas os astrônomos perceberam que, na verdade, ele se movia em frente às estrelas.

Quando novos objetos em movimento são encontrados, eles entram para uma lista do Minor Planet Center, e outros astrônomos os estudam para tentar confirmar (ou não) a descoberta. As novas análises do 2022 E3 ZTF mostraram que sua órbita era mais alongada do que circular, ou seja, parecida mais com a de um cometa do que de um asteroide.

Continua após a publicidade

Assim, ele foi “promovido” à página de Confirmação de Possível Cometa. Chegou, então, o momento de tentar conseguir novas imagens dele em busca de um coma, uma atmosfera cercando seu núcleo. Três equipes conseguiram mais imagens do objeto, e encontraram o coma nelas.

Fonte: Virtual Telescope; Via: EarthSky