Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Equipe russa de filmagem retorna à Terra após gravar 1º filme no espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Outubro de 2021 às 11h51

Link copiado!

Oleg Novitskiy/Roscosmos
Oleg Novitskiy/Roscosmos

Por volta das 13h35 (horário de Brasília) deste domingo (17), o cosmonauta Oleg Novitskiy, a atriz russa Yulia Peresild e o diretor russo Klim Shipenko retornaram à Terra a bordo da espaçonave Soyuz MS-18, pousando com sucesso no Cazaquistão. Peresild e Shipenko voltam de uma estadia de 12 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), onde gravaram algumas cenas do filme russo O Desafio — o primeiro a ser produzido no espaço —, enquanto Novitskiy encerra sua terceira missão após 191 dias em órbita.

No último dia 5 de outubro, Peresild e Shipenko decolaram a bordo da nave russa Soyuz MS-19 em direção à ISS com o objetivo de realizar as gravações do primeiro filme produzido no espaço. Para esta viagem, eles contaram com a experiência do cosmonauta veterano Anton Shkaplerov — ele, no entanto, permanecerá no laboratório orbital até março de 2022. A operação de retorno deles começou na noite de sábado (16).

Continua após a publicidade

A nave usada para o retorno neste domingo — a Soyuz MS-18 — provocou uma leve alteração na altitude da ISS. De acordo com a NASA, a nave disparou seus propulsores para testá-los antes da viagem, mas eles continuaram a disparar. Apesar do susto, os controladores de voo restauraram o controle de altitude do laboratório orbital. Vale lembrar que o recém-chegado módulo russo Nauka provocou uma problema parecido quando chegou por lá.

Após uma distância segura, Novitskiy acionou e monitorou os disparos que encaminhariam a nave em direção a atmosfera da Terra. A queda da cápsula foi amortecida por um grande paraquedas. O cosmonauta veterano aconselhou os tripulantes “novatos” a se preparar para o impacto final: “cruzem os braços!”. O sistema de frenagem foi acionado instantes antes de o módulo tocar no solo — o qual, parou perfeitamente em posição vertical.

Assim que pousaram em segurança na Terra, Peresild e Shipenko ainda precisaram gravar algumas cenas finais do filme. Na trama, a atriz é a principal estrela e interpreta uma médica convocada para a missão de operar um cosmonauta a bordo da ISS — papel encenado pelo cosmonauta Novitskiy. Ao encerrar estes detalhes cinematográficos, os três foram encaminhados para um centro médico para uma verificação padrão após viagens espaciais em Star City, na Rússia.

Continua após a publicidade

Agora, a NASA prepara sua próxima viagem tripulada para a ISS. Prevista para o dia 30 de outubro, a Crew-3, a terceira missão realizada em parceria com a SpaceX, levará os astronautas da agência norte-americana Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron para uma estadia de seis meses no laboratório orbital.

Além disso, a agência espacial russa Roscomos realizará seu primeiro voo com passageiros pagantes em 10 anos. No dia 8 de dezembro deste ano, o cosmonauta veterano Alexander Misurkin conduzirá o bilionário japonês Yusaku Maezawa e seu assistente Yozo Hirano para a ISS, a bordo da espaçonave russa Soyuz MS-20. O valor pago por esta viagem não foi revelado.

Fonte: Space Daily, NASA, Spaceflight Now