Publicidade

"Ensaio" de voo com foguete reutilizável da Blue Origin é realizado com sucesso

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Abril de 2021 às 16h05

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

No início da tarde desta quarta-feira (14), a Blue Origin realizou com sucesso mais um teste de seu foguete New Shepard. Dessa vez, a empresa espacial de Jeff Bezos testou não apenas seu lançador reutilizável, como também a cápsula que permitirá o transporte de até três astronautas. O sucesso da missão NS-15, ocorrida hoje, coloca a empresa ainda mais próxima de seu primeiro voo tripulado.

Por volta das 13h49 (horário de Brasília), o New Shepard foi lançado a partir das instalações de testes da Blue Origin em Van Horn, no Texas. O evento foi transmitido ao vivo no canal da empresa no YouTube. Após atingir mais de 104 km de altura, o foguete liberou a cápsula tripulável, a qual transportou o manequim de teste chamado “Mannequin Skywalker” fazendo as vezes de passageiro.

Continua após a publicidade

Ao se separar da cápsula, o propulsor New Shepard começou a descer e sua queda foi amortecida quando seu único motor, BE-3, reacendeu. O pouso do foguete, que ocorreu a 3 km de distância da plataforma de lançamento, foi uma cena muito bonita de se contemplar, de tão certeiro e suave que foi. Já a cápsula se manteve por cerca de três minutos nas extremidades da atmosfera, até que começou a cair de volta para o chão, sendo amortecida por um sistema de três paraquedas — graciosamente pousando com sucesso.

Antes da decolagem de testes, uma equipe de quatro “astronautas substitutos” realizou uma série de procedimentos na plataforma de lançamento. A etapa de verificação do veículo e suas operações exigiu que estes "astronautas" subissem a torre, embarcassem na cápsula, fechassem a escotilha e testassem a comunicação com o centro de controle da missão.

Por enquanto, não há previsão de quando pode ocorrer o primeiro teste de voo tripulado com o New Shepard. Atualmente, a SpaceX é quem realiza lançamentos com foguetes reutilizáveis por aí. Mas, se tudo continuar correndo conforme o programado pela Blue Origin, esta pode ser uma alternativa para lançamentos futuros.

Continua após a publicidade

A seguir, você confere o teste do início ao fim:

Fonte: The Verge, Blue Origin