"Ensaio" de voo com foguete reutilizável da Blue Origin é realizado com sucesso

"Ensaio" de voo com foguete reutilizável da Blue Origin é realizado com sucesso

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 14 de Abril de 2021 às 16h05
Blue Origin

No início da tarde desta quarta-feira (14), a Blue Origin realizou com sucesso mais um teste de seu foguete New Shepard. Dessa vez, a empresa espacial de Jeff Bezos testou não apenas seu lançador reutilizável, como também a cápsula que permitirá o transporte de até três astronautas. O sucesso da missão NS-15, ocorrida hoje, coloca a empresa ainda mais próxima de seu primeiro voo tripulado.

Por volta das 13h49 (horário de Brasília), o New Shepard foi lançado a partir das instalações de testes da Blue Origin em Van Horn, no Texas. O evento foi transmitido ao vivo no canal da empresa no YouTube. Após atingir mais de 104 km de altura, o foguete liberou a cápsula tripulável, a qual transportou o manequim de teste chamado “Mannequin Skywalker” fazendo as vezes de passageiro.

Lançamento do New Shepard (Imagem: Reprodução/Blue Origin)

Ao se separar da cápsula, o propulsor New Shepard começou a descer e sua queda foi amortecida quando seu único motor, BE-3, reacendeu. O pouso do foguete, que ocorreu a 3 km de distância da plataforma de lançamento, foi uma cena muito bonita de se contemplar, de tão certeiro e suave que foi. Já a cápsula se manteve por cerca de três minutos nas extremidades da atmosfera, até que começou a cair de volta para o chão, sendo amortecida por um sistema de três paraquedas — graciosamente pousando com sucesso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Antes da decolagem de testes, uma equipe de quatro “astronautas substitutos” realizou uma série de procedimentos na plataforma de lançamento. A etapa de verificação do veículo e suas operações exigiu que estes "astronautas" subissem a torre, embarcassem na cápsula, fechassem a escotilha e testassem a comunicação com o centro de controle da missão.

(Imagem: Reprodução/Blue Origin)

Por enquanto, não há previsão de quando pode ocorrer o primeiro teste de voo tripulado com o New Shepard. Atualmente, a SpaceX é quem realiza lançamentos com foguetes reutilizáveis por aí. Mas, se tudo continuar correndo conforme o programado pela Blue Origin, esta pode ser uma alternativa para lançamentos futuros.

A seguir, você confere o teste do início ao fim:

Fonte: The Verge, Blue Origin

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.