Publicidade

Em seu 5º voo, Ingenuity vai mais longe e pousa em local diferente de onde saiu

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Maio de 2021 às 10h15

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Por volta das 16h26 do último dia 7 de abril, o helicóptero Ingenuity realizou seu quinto voo em Marte, mas dessa vez ele também protagonizou a primeira viagem, de fato, pelo planeta. Através do voo que durou cerca de 108 segundos, a pequena aeronave se deslocou da atual base de decolagem, chamada de Wright Brothers Field, para um novo local a aproximadamente 129 metros ao sul, e agora inicia uma nova fase de demonstrações.

Graças ao voo anterior, o Ingenuity foi capaz de capturar muitas imagens com sua câmera colorida e com a de navegação (em preto e branco), a qual permitiu que o helicóptero mapeasse as características da superfície — esta foi a primeira operação de “reconhecimento aéreo” em outro mundo. Através dessas imagens, a equipe responsável pela missão gerou alguns mapas digitais de elevação e, entre eles, a indicação de um terreno quase completamente plano ou obstruções. Ao chegar ao novo local de pouso, o Ingenuity subiu cerca de 10 metros de altura, atingindo um novo recorde, e capturou imagens coloridas em alta resolução da nova vizinhança. O voo também foi registrado pelo rover Perseverance, a distância.

Continua após a publicidade

Este quinto voo marca a transição do Ingenuity para uma nova fase de demonstrações. Agora, a equipe se concentra em quais recursos podem ser utilizados através de um helicóptero explorando outro mundo, como reconhecimento e observação de áreas em que um rover não é capaz de chegar, além de imagens detalhadas da altitude atmosférica. Lembrando que a missão do Ingenuity nunca foi científica, mas exclusivamente de demonstração tecnológica — testar ao máximo a exploração no Planeta Vermelho através dos ares. Os dados obtidos através desta missão servirão como base para futuras missões aéreas em Marte, ou até mesmo em outros mundos.

O administrador associado da Diretoria de Missão de Pesquisa Aeronáutica da NASA, Bob Pearce, explica que o quinto voo do Ingenuity é outra grande conquista para a agência. “O sucesso contínuo do Ingenuity prova o valor de reunir os pontos fortes de diversos conjuntos de habilidades de toda a agência para criar o futuro, como pilotar uma aeronave em outro planeta!”, acrescenta. O rover Perseverance também segue em direção ao sul de Marte, para continuar com sua missão científica e de coleta de amostras.

O plano é voar o Ingenuity de maneira que não reduza o ritmo de operações científicas do Perseverance, diz Bob Balaram, engenheiro-chefe da missão do helicóptero. “Podemos conseguir mais alguns voos nas próximas semanas e, então, a agência avaliará como estamos nos saindo. Já conseguimos reunir todos os dados de desempenho de voo que originalmente viemos aqui para coletar”, explica Balaram.

Continua após a publicidade

Agora, o Ingenuity segue em seu novo local de pouso aguardando pelos próximos comandos de sua missão.

Fonte: NASA