Em seu 5º voo, Ingenuity vai mais longe e pousa em local diferente de onde saiu

Em seu 5º voo, Ingenuity vai mais longe e pousa em local diferente de onde saiu

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 10 de Maio de 2021 às 10h15
NASA/JPL-Caltech

Por volta das 16h26 do último dia 7 de abril, o helicóptero Ingenuity realizou seu quinto voo em Marte, mas dessa vez ele também protagonizou a primeira viagem, de fato, pelo planeta. Através do voo que durou cerca de 108 segundos, a pequena aeronave se deslocou da atual base de decolagem, chamada de Wright Brothers Field, para um novo local a aproximadamente 129 metros ao sul, e agora inicia uma nova fase de demonstrações.

Graças ao voo anterior, o Ingenuity foi capaz de capturar muitas imagens com sua câmera colorida e com a de navegação (em preto e branco), a qual permitiu que o helicóptero mapeasse as características da superfície — esta foi a primeira operação de “reconhecimento aéreo” em outro mundo. Através dessas imagens, a equipe responsável pela missão gerou alguns mapas digitais de elevação e, entre eles, a indicação de um terreno quase completamente plano ou obstruções. Ao chegar ao novo local de pouso, o Ingenuity subiu cerca de 10 metros de altura, atingindo um novo recorde, e capturou imagens coloridas em alta resolução da nova vizinhança. O voo também foi registrado pelo rover Perseverance, a distância.

O quinto voo do Ingenuity registrado pela câmera do rover Perseverance (Imagem: Reprodução/NASA-JPL-Caltech)

Este quinto voo marca a transição do Ingenuity para uma nova fase de demonstrações. Agora, a equipe se concentra em quais recursos podem ser utilizados através de um helicóptero explorando outro mundo, como reconhecimento e observação de áreas em que um rover não é capaz de chegar, além de imagens detalhadas da altitude atmosférica. Lembrando que a missão do Ingenuity nunca foi científica, mas exclusivamente de demonstração tecnológica — testar ao máximo a exploração no Planeta Vermelho através dos ares. Os dados obtidos através desta missão servirão como base para futuras missões aéreas em Marte, ou até mesmo em outros mundos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O administrador associado da Diretoria de Missão de Pesquisa Aeronáutica da NASA, Bob Pearce, explica que o quinto voo do Ingenuity é outra grande conquista para a agência. “O sucesso contínuo do Ingenuity prova o valor de reunir os pontos fortes de diversos conjuntos de habilidades de toda a agência para criar o futuro, como pilotar uma aeronave em outro planeta!”, acrescenta. O rover Perseverance também segue em direção ao sul de Marte, para continuar com sua missão científica e de coleta de amostras.

O helicóptero Ingenuity registrado logo após seu último pouso, no dia 7, pela câmera Mastcam-Z a bordo do rover Perseverance (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

O plano é voar o Ingenuity de maneira que não reduza o ritmo de operações científicas do Perseverance, diz Bob Balaram, engenheiro-chefe da missão do helicóptero. “Podemos conseguir mais alguns voos nas próximas semanas e, então, a agência avaliará como estamos nos saindo. Já conseguimos reunir todos os dados de desempenho de voo que originalmente viemos aqui para coletar”, explica Balaram.

Agora, o Ingenuity segue em seu novo local de pouso aguardando pelos próximos comandos de sua missão.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.