Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Mais rápido e mais veloz": assim foi o terceiro voo do Ingenuity em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Abril de 2021 às 10h55

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

No último dia 22 de abril, o Ingenuity realizou seu segundo voo sobre a superfície marciana e parece que este é o novo normal da aeronave. Na manhã de domingo (25), o helicóptero testou sua capacidade de realizar uma decolagem mais veloz e um percurso maior, realizando seu terceiro voo em Marte e conquistando mais um recorde — voando mais rápido e mais longe do que em qualquer teste realizado aqui na Terra.

Por volta das 5h31 (horário de Brasília) — ou às 12h33, no horário local de Marte —, o Ingenuity decolou pela terceira vez a partir da sua zona de decolagem recém batizada de “Wright Brothers Field“, atingindo uma altitude de cinco metros — a mesma do segundo voo e dois metros a mais do que o primeiro. Então ele disparou cerca de 50 metros para baixo e atingiu sua velocidade máxima de 2 m/s.

A seguir, o vídeo registrado pelo rover Perseverance do Ingenuity decolando a partir do canto inferior esquerdo em direção à direita, sumindo da vista do robô e depois retornando:

Continua após a publicidade

A equipe do Ingenuity, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, começou a receber os dados de Marte a partir das 11h06, e ficou muito satisfeita com a performance do helicóptero. Estas novas informações sobre a decolagem serão analisadas para que outros voos ocorram, inclusive para o planejamento de futuras aeronaves enviadas ao Planeta Vermelho.

O executivo do programa na sede da NASA para o projeto Mars Helicopter, Dave Lavery explica que o voo aconteceu conforme o planejado, mas isso não significa que foi pouco. E acrescenta: “com este voo, estamos demonstrando capacidades críticas que permitirão a adição de uma dimensão aérea para futuras missões a Marte”.

Continua após a publicidade

A uma distância segura, o Perseverance registrou os quase 80 segundos de voo do Ingenuity através da sua câmera Mastcam-Z, além de, é claro, servir como base de retransmissão de dados entre o helicóptero e a Terra. A equipe ainda receberá, nos próximos, dias os dados restantes desse vídeo registrando todo o percurso e movimentos da nave.

Nos próximos voos, o Ingenuity será forçado aos seus limites ao receber novos comandos que o permitam capturar mais imagens coloridas de forma autônoma — com a mesma câmera colorida das primeiras imagens coloridas obtidas no segundo voo.

A primeira imagem colorida do Ingenuity — também a primeira imagem colorida da superfície marciana registrada por um veículo aéreo enquanto estava no ar — foi realizada durante seu segundo voo, no último dia 22 de abril. No momento da captura, o helicóptero estava a cerca de 5,2 metros acima da superfície. Além de sua sombra projetada no solo, é possível observar as marcas das manobras realizadas pelo rover Perseverance. Nesse mesmo voo, a aeronave fez mais outras duas capturas.

Continua após a publicidade

Com seu terceiro voo executado com sucesso, a equipe já planeja o quarto voo do Ingenuity já para os próximos dias. É incrível pensar que, até o mês passado, aguardávamos com ansiedade e grande apreensão a primeira demonstração de voo, e agora seguimos para novas metas e para o quarto voo — e contando.

Fonte: NASA