Publicidade

Ed Dwight | 1º candidato a astronauta negro foi ao espaço aos 90 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Maio de 2024 às 11h04

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

No domingo (19), a Blue Origin lançou seu primeiro voo suborbital turístico desde agosto de 2022. Havia seis tripulantes a bordo — entre eles, estava Ed Dwight, o primeiro candidato a astronauta negro dos Estados Unidos. 

A missão NS-25 foi lançada das instalações da Blue Origin no Texas às 11h37 no horário de Brasília. Além de Dwight, o voo levou também Mason Angel, Sylvain Chiron, Kenneth L. Hess, Carol Schaller e Gopi Thotakura. 

Eles chegaram a 105 km de altitude e puderam experimentar a sensação da ausência de peso durante alguns minutos. Portanto, os tripulantes ficaram acima da Linha de Kárman, uma linha imaginária aceita internacionalmente que marca o início do espaço a 100 km de altitude.

Continua após a publicidade

Cerca de 11 minutos depois do lançamento, a cápsula do foguete New Shepard pousou no solo, marcando o fim da missão. Esta foi a sétima missão tripulada já lançada pela Blue Origin; nas outras 18, não havia ninguém a bordo porque eram iniciativas de pesquisa. 

"Fantástico! Foi uma experiência que mudou minha vida. Todo mundo precisa fazer isso!", comemorou Dwight após sair da cápsula. "Eu não sabia que precisava disso na minha vida, mas agora eu preciso", acrescentou. 

Com o feito, Dwight se tornou a pessoa mais idosa a ir ao início do espaço. Até então, o título pertencia ao ator William Shatner, que voou com a Blue Origin em 2021. 

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O primeiro astronauta negro

A participação de Dwight no voo representou uma grande conquista. É que, em 1961, ele foi escolhido pelo presidente John Kennedy para entrar na Escola de Pilotos para Pesquisa Aeroespacial, um programa de treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos que era como um caminho para o ingresso na NASA

Já em 1963, Dwight finalizou o treinamento e foi indicado pela Força Aérea para ingressar na turma de astronautas da agência espacial. No entanto, ele não estava em meio aos escolhidos: na verdade, Robert Lawrence acabou se tornando o primeiro norte-americano negro selecionado para um programa espacial. No entanto, ele morreu em um acidente aéreo. 

Continua após a publicidade

Foi somente na década de 1980 que o cubano Arnaldo Tamayo Méndez se tornou o primeiro negro a ir ao espaço. Ele foi selecionado pela Força Aérea Cubana por meio do programa Interkosmos, da União Soviética, e passou oito dias na antiga estação espacial Salyut-6.

Fonte: NPR