Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Blue Origin leva 6 turistas ao espaço e volta em segurança neste domingo (19)

Por| 19 de Maio de 2024 às 11h55

Link copiado!

Reprodução/Blue Origin
Reprodução/Blue Origin

A Blue Origin realizou mais um voo espacial bem sucedido. A missão NS-25 aconteceu neste domingo (19) e, apesar do atraso no lançamento, foi bem sucedida ao levar seis turistas ao espaço no primeiro voo tripulado em quase dois anos — este foi o sétimo lançamento com pessoas realizado com o foguete reutilizável New Shepard.

Atrasado, mas foi

Inicialmente previsto para partir da plataforma Launch Site One, no Texas, EUA, às 10h30 no horário de Brasília, o lançamento da New Shepard atrasou e aconteceu apenas às 11h36 deste domingo.

Continua após a publicidade

Tripulação e viagem

A grande estrela do voo de hoje é o ex-capitão da Força Aérea dos Estados Unidos Ed Dwight, de 90 anos. Ele quase se tornou o primeiro viajante espacial negro ao ser selecionado como candidato a astronauta em 1961, porém o seu voo acabou não acontecendo — a primeira pessoa de ascendência africana a ir ao espaço seria o cosmonauta cubano Antonio Tamayo Mendez, em 1980.

Além de Dwight, o voo de hoje da Blue Origin levou para o passeio um tanto quanto inusitado as seguintes pessoas: Carol Schaller, Gopi Thotakura, Kenneth L. Hess, Mason Angel e Sylvain Chiron.

Ao todo, o voo teve uma duração aproximada de 11 minutos e os tripulantes puderam experimentar a sensação de gravidade zero durante cerca de 4 minutos. Ao final, tanto a cápsula tripulada quanto o foguete em si retornaram à Terra.

Foguete com ré: 25º lançamento do New Shepard

A New Shepard realizou hoje o seu 25º lançamento — daí o nome da missão NS-25. É a primeira vez que o foguete vai ao espaço desde agosto de 2022.

Continua após a publicidade

Ficou curioso para saber quem já foi turistar no espaço? O Canaltech tem um especial contando um pouco mais sobre essas pessoas.