Publicidade

É recorde! 19 pessoas orbitam a Terra neste momento

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA
NASA

A órbita da Terra abriga 19 pessoas no momento. O novo recorde foi alcançado na quarta (11), quando uma cápsula russa Soyuz foi lançada levando três astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). 

A espaçonave levou Don Pettit. astronauta da NASA, junto dos cosmonautas Alexey Ovchinin e Ivan Vagner. Eles chegaram ao laboratório orbital por volta das 16h30 (horário de Brasília), apenas três horas depois do lançamento.  

“Com o trio agora em órbita, há um recorde de 19 pessoas atualmente orbitando a Terra”, disse Anna Schneider, comentarista da NASA que participou da live sobre o lançamento da Soyuz. O recorde anterior era de 17 pessoas, estabelecido em 2023. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com a chegada na ISS, Pettit, Ovchinin e Vagner se juntaram agora aos astronautas da NASA Michael Barratt, Tracy Caldwell-Dyson, Matthew Dominick, Jeanette Epps, Barry Wilmore e Suni Williams, e aos cosmonautas Nikolai Chub, Alexander Grebenkin e Oleg Kononenko.

Além disso, vale lembrar que a estação espacial chinesa Tiangong conta no momento com os taikonautas Li Cong, Li Guangsu e Ye Guangfu. Eles são os membros da missão Shenzhou-18. 

Por fim, a órbita da Terra abriga também a cápsula Crew Dragon com os civis Jared Isaacman, Scott Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon, da missão Polaris Dawn. Na quarta (11), eles ficaram a 1.400 km da Terra, a maior distância já alcançada por uma missão tripulada desde o fim da era Apollo. 

Apesar do novo marco, também é possível considerar que o recorde de maior quantidade geral de pessoas na órbita foi estabelecido em maio de 2023 e em janeiro deste ano, quando houve 20 e 26 pessoas, respectivamente.

Mas nestes casos a contagem considerou os turistas espaciais que viajaram brevemente a bordo do avião espacial VSS Unity, da Virgin Galactic. No entanto, o veículo não alcança os 100 km de altitude da Linha de Kárman, fronteira imaginária considerada por muitos como o início do espaço. 

Fonte: NASA