Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: nebulosas, eclipse e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Maio de 2024 às 09h00

Link copiado!

Hubble, Subaru, R. Gendler, Tunc Tezel ,D. Evans
Hubble, Subaru, R. Gendler, Tunc Tezel ,D. Evans

As nebulosas são alguns dos objetos mais incríveis no espaço. Se você gosta de admirar estas nuvens cósmicas, saiba que elas apareceram em peso nas fotos destacadas pela NASA durante a semana em seu site Astronomy Picture of the Day.

Algumas das nebulosas registradas são bastante conhecidas — é o caso da Nebulosa do Anel e da Cabeça de Peixe, e você pode conferir toda a beleza delas nas fotos. Também apareceram por aqui imagens do eclipse solar, de galáxias e muito mais.

Saiba mais sobre os objetos registrados e confira a galeria de fotos no fim da matéria: 

Continua após a publicidade

1. Eclipse solar

Eclipses solares acontecem quando a Lua cobre total ou parcialmente o disco solar. Se você estiver na área em que foi projetada a sombra do nosso satélite natural, pode se deparar com uma cena tão incrível quanto a da foto tirada por Tunc Tezel durante o eclipse de abril. Além de registrar a sombra da Lua no evento, ele flagrou também Vênus e Júpiter.

2. Nebulosa do Anel

A Nebulosa do Anel (catalogada como M57) é feita da estrutura de uma estrela que expeliu suas camadas, e é mais complexa do que parece. Uma forma de admirá-la é na foto capturada por diferentes telescópios espaciais, que revelaram os grandes filamentos de gás brilhante se estendendo para longe da estrela central da nebulosa.  

3. Cometa e a Lua

O fotógrafo Juan Carlos Casado fez uma foto que exibe, de uma só vez, a Lua, Júpiter e o cometa 12P/Pons-Brooks na província de Girona, Espanha. Ele registrou nosso satélite natural na fase crescente enquanto brilha com a luz refletida pela Terra. 

📷 Leia mais: cometa, Lua, Júpiter e Vênus na foto astronômica de segunda-feira (29) 

4. Nuvens cósmicas

Continua após a publicidade

A equipe do coletivo Deep Sky registrou diferentes nebulosas em uma foto única. Duas delas estão ligadas ao sistema estelar GK Per, encontrado a 1.500 anos-luz da Terra — aliás, foi ali que aconteceu uma das mais próximas explosões estelares do tipo nova. A outra nebulosa foi registrada como uma forma acinzentada e difusa na imagem.

📷 Leia mais: várias nebulosas na foto astronômica de terça-feira (30) 

5. Nebulosa Cabeça de Peixe

Outra nuvem cósmica apareceu neste compilado. Estamos falando da Nebulosa Cabeça de Peixe, que brilha com suas cores e formas na foto capturada por Roberto Colombari e Mauro Narduzzi. Ela fica perto de IC 1805, a Nebulosa do Coração, e forma inúmeras estrelas em seu interior.  

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: Nebulosa Cabeça de Peixe na foto astronômica de quarta-feira (1º) 

6. Galáxia espiral

A galáxia espiral M100, localizada a mais de 50 milhões de anos-luz da Terra, aparece em uma foto espetacular tirada por Drew Evans. Ela fica no aglomerado galáctico de Virgem e abriga mais de 100 bilhões de estrelas em seus braços espirais nítidos e bem estruturados. Eles guardam também aglomerados estelares e faixas de poeira. 

📷 Leia mais: galáxia espiral na foto astronômica de quinta-feira (2) 

Continua após a publicidade

7. Exoplaneta

A última foto destacada nesta semana é um esquema que representa as variações de temperatura no exoplaneta WASP-43b. Ele é gigante como Júpiter e muito quente — em seu lado diurno, as temperaturas passam facilmente dos 1.000 ºC! Observações do telescópio James Webb parecem indicar vapor d'água na atmosfera deste mundo.

📷 Leia mais: exoplaneta na foto astronômica de sexta-feira (3) 

Confira a galeria de fotos

Continua após a publicidade

Fonte: APOD