Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: eclipse solar, cometa e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Abril de 2024 às 09h00

Link copiado!

Phil Hart/Dan Bartlett/NASA, ESA, USAF, NSF
Phil Hart/Dan Bartlett/NASA, ESA, USAF, NSF

Mais uma semana se passou, o que significa que você já pode conferir as fotos mais recentes destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day. Como o aguardado eclipse solar de abril está chegando, não é surpresa dizer que fotos de eclipses anteriores são o maior destaque deste compilado. 

Por isso, você vai encontrar fotos feitas que mostram eclipses solares de diferentes formas: uma delas, por exemplo, foi feita a bordo de um avião, e outra destaca os detalhes da coroa solar. Ainda, você vai encontrar fotos do cometa 12P e de um remanescente de supernova.

Abaixo, você confere mais informações sobre as imagens deste compilado. Ah, não se esqueça de conferir a galeria de fotos no fim desta matéria!

Continua após a publicidade

1. Eclipse na astronomia medieval

Os destaques da semana começam com a página de um manuscrito produzido durante a Idade Média, ou seja, muito antes da influência de astrônomos como Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. 

A página foi compilada por um monge, e ilustra um eclipse lunar e solar no modelo criado pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu, que colocava a Terra no centro de tudo.

2. Eclipse solar total visto de avião

Houve um eclipse solar total no fim de 2021, mas o fenômeno foi visível só na Antártida. Isso não desanimou Petr Horálek, que embarcou em um avião para acompanhar o fenômeno e registrá-lo. A ideia deu tão certo que ele garantiu cliques incríveis do Sol e da coroa solar, vistos da aeronave. 

3. Sagitário A* 

O centro da Via Láctea é o lar de Sagittarius A* (ou apenas Sgr A*), o buraco negro supermassivo da nossa galáxia. Uma nova imagem mostra Sgr A* e linhas polarizadas em seu disco de acreção, vindas da matéria gasosa magnetizada que deve ser devorada pelo monstro cósmico. 

📷 Leia mais: buraco negro é a foto astronômica de segunda-feira (1º) 

Continua após a publicidade

4. Sol durante eclipse

Outro destaque traz a coroa solar fotografada durante o eclipse solar de 2023. Esta é a camada mais externa do Sol que permanece ofuscada, e portanto, invisível aos nossos olhos. Isso muda durante os eclipses solares totais, fenômenos em que a coroa pode ser vista a olho nu. 

📷 Leia mais: coroa solar é a foto astronômica de terça-feira (2) 

5. Remanescente de supernova 

Continua após a publicidade

No ano de 1181, uma supernova explodiu no céu e permaneceu visível por 185 dias como se fosse uma nova estrela na constelação de Cassiopeia. Hoje, o remanescente desta supernova é chamado de Pa 30, e aparece no compilado desta semana. A foto em questão é uma forma de revisitar o que nossos ancestrais viram no passado.

📷 Leia mais: explosão cósmica é a foto astronômica de quarta-feira (3)

6. Cometa e estrela

O cometa 12P/Pons-Brooks também apareceu com todo seu esplendor neste compilado, com sua cauda brilhante e seu coma. Desta vez, o cometa foi fotografado junto de Hamal, a estrela mais brilhante da constelação de Áries, o Carneiro. 

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: explosão cósmica é a foto astronômica de quinta-feira (4)  

7. Coroa solar

Os destaques da semana chegam ao fim com outra imagem da coroa solar, registrada durante os eclipses solares de 2017 e 2023. O mais interessante destes registros é que mostram como a atividade solar aumentou — o que não surpreende, já que nosso astro está próximo do máximo solar, a etapa de maior atividade em seu ciclo. 

📷 Leia mais: coroa solar é a foto astronômica de sexta-feira (5)

Continua após a publicidade

Veja a galeria de fotos

Fonte: APOD