Eclipses 2024 | Veja quando tem eclipse solar e lunar neste ano
Por Daniele Cavalcante • Editado por Patricia Gnipper |
Em 2024 teremos dois eclipses solares e outros dois eclipses lunares, mas infelizmente a observação no hemisfério Sul não será das melhores. Neste calendário, conferimos como será cada um deles em diferentes regiões no Brasil.
- Céu de 2024 | Calendário com os eventos astronômicos do ano
- Calendário lunar 2024 | Datas das fases da lua neste ano
Lembre-se de jamais olhar diretamente para o Sol durante um eclipse solar, mesmo que total. Também é “proibido” usar objetos como óculos de Sol, chapas de raios-X ou até mesmo apontar as câmeras para a estrela, com risco de queimar o sensor.
Para o eclipse solar, você pode utilizar um vidro de máscara de soldador n. 14 ou superior, ou um óculos apropriado com certificado ISO.
Eclipses lunares
Eclipse penumbral (25/03)
A partir das 4h00, a Lua entrará na penumbra projetada pela Terra, ou seja, a sombra mais “fraca” da Terra. Ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua Cheia estão quase alinhados, mas não totalmente.
Durante esse tipo de eclipse, nosso satélite natural fica só um pouco mais escuro, sendo este um fenômeno bem discreto. Ainda assim, vale a pena acompanhar e comparar com a Lua na noite seguinte. Este evento vai durar até o amanhecer.
Eclipse lunar parcial (21/09)
Nesse eclipse, a Lua será parcialmente coberta pela sombra mais escura (umbra) da Terra, logo após ser completamente coberta pela penumbra. No eclipse lunar parcial de 2024, apenas uma pequena parte do disco lunar ficará oculto.
O evento começará às 23h14 e se encerra às 0h16, sem considerar a fase do eclipse penumbral. O eclipse será completamente visível em todo o país, mas é bom ficar atento para não perder o momento de ocultação máxima, que será às 23:44 (horário de Brasília).
Eclipses solares
Eclipse solar total (08/04)
Infelizmente, o eclipse solar total deste ano não será visível em nenhum lugar do Brasil. A sombra da Lua projetada em nosso planeta passará apenas nas Américas do Norte e Central, portanto não teremos nenhum “gostinho” do evento.
Eclipse solar parcial (02/10)
Embora este eclipse seja anular no extremo sul da América latina, observaremos apenas um eclipse solar parcial. Ainda assim, caso esteja na região Sul ou Sudeste do país, vale a pena adquirir um equipamento de proteção para os olhos e observar este evento desde o início.
O eclipse solar parcial de outubro será observável na região Sul, Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais), parte do Centro Oeste e Sul da Bahia.