Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: cometa verde, galáxia e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Março de 2023 às 11h00

Link copiado!

Rolando Ligustri/Abdullah Al-Harbi/Vikas Chander
Rolando Ligustri/Abdullah Al-Harbi/Vikas Chander

Nesta semana, as fotos destacadas no site Astronomy Picture of the Day têm a beleza de sempre, mas aqui vai um spoiler: desta vez, o espetáculo ficou por conta das fotos de galáxias, que apareceram em dose dupla por aqui. Em uma imagem, está Andrômeda, a grande galáxia vizinha da Via Láctea; outra traz a beleza da galáxia NGC 2841 e sua estrutura espiral.

Em meio a outras belas fotos, está uma imagem do telescópio James Webb, que revela uma estrela chegando ao fim de sua vida. Já outra mostra um alinhamento planetário belíssimo sobre o templo de Kukulkan, no México.

Confira:

Sábado (18/03) — Estrela Wolf-Rayet 124

Continua após a publicidade

Esta é a estrela Wolf-Rayet 124, observada pelo telescópio James Webb. Localizada a 15 mil anos-luz de nós, esta estrela tem mais de 30 vezes a massa do Sol e contém ainda ventos estelares poderosos, além de camadas gasosas em expansão.

A nebulosa da estrela se estende por cerca de 6 anos-luz e sinaliza que, eventualmente, a estrela vai explodir em supernova.

Continua após a publicidade

Domingo (19/03) — Noite no Templo de Kukulkán

Esta foto de tirar o fôlego traz a beleza do Templo de Kukulkán, no México, junto do brilho de Saturno e Júpiter no céu, no lado esquerdo e meio da imagem, respectivamente. A pirâmide é conhecida por sua estrutura, que pode ser usada como um calendário e foi projetada para acompanhar alguns alinhamentos astronômicos, como o desta imagem.

Continua após a publicidade

Segunda-feira (20/03) — Nebulosa do Caranguejo

O vídeo acima mostra a expansão da Nebulosa do Caranguejo, um remanescente de supernova deixado pela explosão de uma estrela massiva. Esta nuvem de detritos se estende por cerca de 10 anos-luz, e o vídeo revela alguns detalhes dela, como as emissões energéticas cercando o pulsar no centro do remanescente.

Continua após a publicidade

Terça-feira (21/03) — Nuvem Molecular do Touro

A nuvem molecular do Touro é uma região repleta de poeiras e ondulações, que indicam regiões onde o gás interestelar é denso o suficiente para sofrer colapso gravitacional e, assim, formar estrelas. No centro da foto, está a Nebulosa Variável de Hind e a estrela T Tauri, conhecida por ser bastante jovem e massiva.

Continua após a publicidade

Quarta-feira (22/03) — Galáxia Andrômeda

A galáxia Andrômeda fica a cerca de dois milhões de anos-luz de nós, sendo o objeto mais distante visível a olho nu. Ela tem um núcleo claro e brilhante, junto de braços espirais azulados e nebulosas de emissão avermelhadas. Em alguns bilhões de anos, a Via Láctea deverá colidir com Andrômeda e ambas vão se fundir, formando uma nova galáxia.

Continua após a publicidade

Quinta-feira (23/03) — Galáxia espiral NGC 2841

A galáxia espiral NGC 2841 fica a cerca de 46 milhões de anos-luz de nós e, nesta foto, aparece acompanhada de estrelas da Via Làctea e mais galáxias ao fundo. Ela tem um núcleo brilhante e braços com pequenas regiões de formação estelar, acompanhados ainda por aglomerados estelares jovens.

O disco da NGC 2841 tem mais de 150 mil anos-luz de diâmetro, o que a torna maior que a Via Láctea.

Continua após a publicidade

Sexta-feira (24/03) — Cometa verde

O chamado "cometa verde", apelido popular pelo qual o C/2022E3 (ZTF) ficou conhecido, encantou observadores em todo o mundo enquanto brilhou no céu durante sua aproximação máxima da Terra, em fevereiro, quando ficou a cerca de 2,3 minutos-luz de nós. Hoje, o cometa está a quase 13,3 minutos-luz do nosso planeta.

Continua após a publicidade

Na imagem, ele aparece acompanhado da estrela Rigel, a mais brilhante da constelação de Órion, o Caçador. Ainda, há nebulosas e galáxias distantes ao fundo.

Fonte: APOD