Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: nuvem formadora de estrelas está na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Março de 2023 às 18h43

Link copiado!

Vikas Chander
Vikas Chander

A foto destacada no site Astronomy Picture of the Day nesta terça-feira (21) traz a beleza da nuvem molecular do Touro. Ela abriga algumas estrelas brilhantes em seu interior, acompanhadas de poeira escura em longas ondulações.

As ondas formadas em meio à poeira chamam a atenção, mas, além da beleza, elas representam algo mais: elas marcam regiões onde há gás interestelar denso o suficiente para colapsar sobre si próprio, formando novas estrelas.

Confira:

Continua após a publicidade

Você deve ter percebido que, no centro da imagem, há uma nuvem clara. Ela está iluminada por estrelas vizinhas que abrigam a chamada “Nebulosa Variável de Hind”, uma nuvem cósmica a cerca de 650 anos-luz de nós.

Ela está acompanhada da estrela T Tauri, uma versão jovem das estrelas variáveis de nome homônimo. Curiosamente, a estrela e a nebulosa parecem ter grande variação de brilho, que parece ter ocorrido em momentos diferentes.

A Nuvem Molecular do Touro

Continua após a publicidade

Esta grande nuvem de poeira fica a cerca de 450 anos-luz de nós na constelação Taurus, o Touro. Ela é um grande complexo de nuvens interestelares que forma diferentes estrelas, o que a torna uma das regiões de formação estelar mais próximas de nós.

Observações da região revelaram um brilho fraco de grãos de poeira dispersos pelas nuvens; com dados desta luminosidade, astrônomos podem analisar as regiões de gás escuro, nas quais ocorre a formação estelar.

A nuvem do Touro é formada por regiões mais escuras, frias e menos densas, acompanhadas de áreas avermelhadas e de maior densidade. Estas estão distribuídas por uma rede complexa de filamentos, onde há agrupamentos brilhantes que são como “sementes” que vão originar novas estrelas.

Fonte: APOD