Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: galáxia espiral e estrelas na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Março de 2023 às 20h01

Link copiado!

Roberto Marinoni
Roberto Marinoni
Tudo sobre NASA

Nesta quinta-feira (23), a foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day traz a galáxia espiral NGC 2841, localizada a cerca de 46 milhões de anos-luz de nós. Na imagem, ela aparece acompanhada de estrelas da Via Láctea e galáxias distantes ao fundo.

É possível observar o núcleo brilhante da galáxia e seu disco inclinado, junto de regiões externas e de brilho mais fraco. Já seus braços espirais são compostos por trilhas de poeira e aglomerados estelares jovens.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, a radiação e os ventos supersônicos das estrelas jovens e quentes da galáxia acabaram eliminando o gás que restou em sua estrutura. Como consequência, os processos de formação de novas estrelas foram desacelerados nestas regiões.

A NGC 2841 tem 150 mil anos-luz de diâmetro, o que a torna maior do que a Via Láctea, cujo disco tem diâmetro de cerca de 105.700 anos-luz.

O que é uma galáxia espiral?

Como você deve ter reparado, as galáxias NGC 2841 e a Via Láctea têm algo em comum: ambas são do tipo espiral. Esse tipo de galáxia se caracteriza por seus discos com braços que se estendem em espirais para fora da região central, onde há um bojo de alta densidade.

Continua após a publicidade

Os cientistas acreditam que, conforme envelhecem, as galáxias do tipo espiral evoluem para se tornar galáxias classificadas como elípticas. Entretanto, como estas são formadas por estrelas mais antigas e escuras, é mais difícil encontrá-las e estudá-las. A maioria das galáxias conhecidas são do tipo espiral.

Fonte: APOD