Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: galáxia de Andrômeda é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Março de 2023 às 18h06

Link copiado!

Abdullah Al-Harbi
Abdullah Al-Harbi

A galáxia de Andrômeda, o objeto mais distante visível a olho nu em nosso céu, está na foto destacada no site Astronomy Picture of the Day nesta quarta-feira (22). Ela também é chamada de M31, e fica a mais de dois milhões de anos-luz de nós.

Andrômeda contém um núcleo brilhante e longos braços que, na foto em destaque, aparecem acompanhados por nebulosas de emissão, que brilham em tons avermelhados. Estas formações foram registradas na imagem, produzida com mais de 15 horas de exposição.

Continua após a publicidade

Embora a Via Láctea tenha algumas pequenas galáxias na vizinhança próxima, Andrômeda é imbatível quando o assunto são grandes galáxias espirais por perto. Se a compararmos com a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães, galáxias visíveis no céu do hemisfério sul, Andrômeda pode ser considerada a mais brilhante galáxia externa visível.

Com magnitude aparente de 3,1, Andrômeda é visível até em regiões com poluição luminosa. Ao observá-la a olho nu, esta galáxia fica visível no céu como uma estrutura parecida com uma nuvem difusa na direção da constelação Andrômeda.

A galáxia Andrômeda

Andrômeda abriga cerca de um trilhão de estrelas (para comparação, considere que a Via Láctea tem aproximadamente 250 milhões delas), mas nossa galáxia é mais massiva devido à maior presença de matéria escura.

Continua após a publicidade

Hoje, já se sabe que Andrômeda e a Via Láctea estão se aproximando a cerca de 112 km/s e devem colidir daqui a 4 bilhões de anos. Quando isso acontecer, elas vão se fundir, formando uma nova galáxia com características e dimensões bastante diferentes das atuais.

Fonte: APOD