Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: aurora, cometa ZTF e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Janeiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

NASA, ESA,CSA/J. F. Hernández/J. Groves
NASA, ESA,CSA/J. F. Hernández/J. Groves

Preparado para conferir as mais recentes fotos destacadas no site Astronomy Picture of the Day? A seleção desta semana está bastante variada: você encontrara registros de duas diferentes estações espaciais em um só clique, uma foto impressionante com cometa ZTF e mais.

Ainda, o compilado traz também uma nova imagem capturada pelo telescópio espacial James Webb, que revelou os detalhes de uma região de formação estelar na galáxia Pequena Nuvem de Magalhães.

Confira:

Sábado (07/01) — Estações espaciais no céu

Continua após a publicidade

No início do ano, duas estações espaciais brilharam no céu.

Na parte superior da imagem, está o rastro brilhante deixado pela estação espacial Tiangong, da China, que aparece junto da constelação Ursa Maior. Já o rastro luminoso na parte inferior da imagem pertence à Estação Espacial Internacional, fotografada próxima às estrelas da constelação Cassiopeia.

Continua após a publicidade

Domingo (08/01) — A origem dos elementos

A tabela periódica acima te ajuda a entender a origem dos elementos químicos.

O hidrogênio, por exemplo, nasceu do Big Bang. Já o carbono — essencial para a vida como conhecemos — veio da fusão nuclear que ocorre no interior das estrelas. E o valioso ouro provavelmente nasceu da colisão de estrelas de nêutrons, que causaram breves emissões de raios gama ou ondas gravitacionais.

Continua após a publicidade

Segunda-feira (09/01) — Cometa ZTF

Descoberto no ano passado, o cometa C/2022 E3 (ZTF) vem viajando pelo Sistema Solar e, conforme se aproxima do Sol, está ficando cada vez mais brilhante. Com sorte, talvez ele fique visível a olho nu para observadores no hemisfério norte.

Continua após a publicidade

Na foto, é possível identificar quatro caudas no cometa: três são longas, têm cor azulada e são feitas de íons vindos do núcleo do objeto, enquanto a de cor mais clara é mais curta que as demais. Já o brilho esverdeado vem do gás carbônico do coma do cometa.

Terça-feira (10/01) — Nebulosa do Cone

Continua após a publicidade

Esta é a nebulosa NGC 2264. Também conhecida como “Nebulosa do Cone”, é um pilar de poeira gigante, cujo interior abriga berçários estelares. As nuvens de gás e poeira presentes ali são esculpidas pela ação de ventos energéticos, vindos de estrelas recém-nascidas.

A nebulosa fica a cerca de 2.500 anos-luz de nós em direção à constelação Monoceros, o Unicórnio. Seu pilar de poeira chega a quase 7 anos-luz de extensão.

Quarta-feira (11/01) — Aurora boreal na Islândia

Continua após a publicidade

Uma aurora boreal colorida iluminou o céu de Gatklettur, na Islândia, e rendeu esta bela foto.

As auroras ocorrem quando partículas eletricamente carregadas, vindas do Sol, chegam à Terra. Parte delas desce pelas linhas do campo magnético do nosso planeta e chegam à atmosfera, interagindo com gases e formando esse show de luzes coloridas no céu.

Continua após a publicidade

Quinta-feira (12/01) — Constelação de Perseus

Nesta foto, a constelação de Perseus aparece acompanhada de uma série de objetos. Um deles é o aglomerado estelar IC 348, visível no canto superior esquerdo da foto.

Ali por perto está também a chamada Nebulosa do Fantasma Voador, com nuvens de poeira escura. Já do lado direito está a região de formação estelar NGC 1333, ligada à Nuvem Molecular Perseus por filamentos escuros de poeira.

Continua após a publicidade

Sexta-feira (13/01) — Aglomerado estelar NGC 346

Aqui, você vê um pouco de NGC 346, um aglomerado estelar jovem e massivo no interior da Pequena Nuvem de Magalhães. Ele fica em meio à região de formação estelar da galáxia e, em seu interior, há estrelas energéticas e de vida curta, acompanhadas por estrelas jovens ainda em formação.

Continua após a publicidade

As estrelas deste “berçário estelar” têm entre 3 e 5 milhões de anos, e ainda não queimam hidrogênio por meio da fusão nuclear.

Fonte: APOD