Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: aurora boreal em espiral é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Janeiro de 2023 às 18h09

Link copiado!

Stefano Pellegrini
Stefano Pellegrini

A imagem em destaque no site Astronomy Picture of the Day nesta quarta-feira (11) revela uma aurora boreal iluminando o céu de Gatklettur, na Islândia. Além de suas cores, a aurora chama a atenção pelo seu formato, que lembra uma espiral se estendendo pelo céu.

O fotógrafo conseguiu registrar esta aurora enquanto passou uma semana na Islândia em busca destas luzes. A estadia valeu a pena: ele descreveu que nunca havia visto uma aurora tão brilhante e colorida dançando no céu!

Confira:

Continua após a publicidade

Se você observar bem, verá que esta aurora tem diferentes cores. Elas variam conforme alguns fatores, como a altitude, os gases atmosféricos, entre outros. Os tons de verde, por exemplo, são resultados das interações das partículas eletricamentecarregadas do Sol com o oxigênio, enquanto o hélio e hidrogênio causam tons de azul.

Além da aurora boreal, a foto traz também algumas estrelas ao fundo. Devido à rotação do nosso planeta, elas parecem girar lentamente ao redor de Polaris, estrela conhecida como a “Estrela do Norte”.

O que é a aurora boreal?

Continua após a publicidade

As auroras boreais ocorrem graças ao Sol: além de nos enviar luz e calor, nossa estrela libera também inúmeras partículas eletricamente carregadas, que viajam pelo Sistema Solar. Ao chegar aqui, grande parte delas encontra o campo magnético terrestre.

Quando parte da energia e partículas do Sol viaja pelas linhas do campo magnético nos polos da Terra, elas alcançam a atmosfera do nosso planeta e interagem com os gases da atmosfera, formando as auroras.

Há dois tipos de aurora, que variam de acordo com o local em que ocorrem: se elas aparecem perto do polo norte da Terra, são chamadas de “auroras boreais”. Caso surjam no polo sul, recebem o nome “aurora austral”.

Fonte: APOD