Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: visite a constelação de Perseu na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Janeiro de 2023 às 17h16

Link copiado!

Jack Groves
Jack Groves

Nesta quinta-feira (12), a imagem destacada no site Astronomy Picture of the Day traz um pouco do gás e poeira presente na constelação Perseus, o herói Perseu. Em uma única foto, você pode conferir o aglomerado estelar IC 348, a Nebulosa do Fantasma Voador, entre outros objetos.

A nebulosa aparece acompanhada de Barnard 3 e 4, duas nuvens de poeira interestelar. Já no lado direito, está NGC 1333, uma região de formação estelar que se estende por cerca de 15 anos-luz. Na luz visível, ela aparece como uma nebulosa de reflexão de tons azulados.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

O berçário estelar NGC 1333 aparece “ligado” à Nuvem Molecular Perseus por estruturas escuras, feitas de poeira. Há outras nebulosas na região, que aparecem dispersas, mas destacadas pelo brilho avermelhado do hidrogênio gasoso.

Ali, as estrelas nascem a partir do colapso sobre si próprias em função da gravidade. A poeira cósmica consegue ocultar a luz estrelas recém-formadas e objetos estelares jovens, deixando-as “escondidas” dos telescópios que as observam na luz visível.

A constelação Perseus

Continua após a publicidade

A foto em questão detalhes interessantes na constelação Perseus, uma das 88 constelações modernas definidas pela União Astronômica Internacional. Ela foi listada pelo antigo astrônomo e matemático Ptolomeu, e está próxima de outras com nomes de antigas lendas gregas, como Andrômeda e Cassiopeia.

Há um grande aglomerado de galáxias de grande interesse científico na região da constelação. Localizadas a cerca de 240 anos-luz da Terra, as milhares de galáxias do aglomerado Perseus ficam agrupadas, junto de gases a temperaturas que chegam facilmente a dezenas de milhões de graus.

Aliás, a constelação empresta seu nome para a chuva dos meteoros Perseidas: entre julho e agosto, os detritos do cometa Swift-Tuttle atravessam a atmosfera da Terra e são queimados, formando meteoros brilhantes que parecem vir da direção da constelação Perseus. Na mitologia grega, os Perseidas eram descendentes de Perseu.

Fonte: APOD