Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: a Nebulosa do Cone é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Janeiro de 2023 às 18h59

Link copiado!

Matthew Dieterich
Matthew Dieterich

As estrelas em formação na Nebulosa do Cone, um grande pilar de poeira, brilham na imagem destacada pela NASA nesta terça-feira (10). Esta nebulosa é um exemplo bastante popular de berçário estelar, onde estrelas recém-nascidas emitem ventos energéticos capazes de esculpir nuvens de gás e poeira.

Catalogada como “NGC 2264”, esta nebulosa fica a cerca de de 2.500 anos-luz de nós em direção à constelação Monoceros, o Unicórnio. O pilar de poeira que inspirou seu nome se estende por quase sete anos-luz, e provavelmente acabou com este formato pela ação da estrela NGC 2264 IRS.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Pode não parecer, mas a nebulosa fica em uma região turbulenta de formação estelar. Ao longo de milhões de anos, a radiação das estrelas jovens e quentes acabou delineando o formato da nebulosa: a luz ultravioleta aquece as bordas da nuvem, liberando gás para o espaço próximo.

A radiação responsável é também a responsável por ionizar o hidrogênio, que passa a emitir o brilho avermelhado na foto. Futuramente, apenas as regiões mais densas da nebulosa do cone vão resistir à ação da luz estelar.

A Nebulosa do Cone

Continua após a publicidade

Devido a sua relativa proximidade da Terra, a nebulosa NGC 2264 é bastante estudada. Ela faz parte de uma grande região de formação estelar, e foi descoberta pelo astrônomo William Herschel.

No interior deste “cone cósmico”, há hidrogênio e enxofre gasosos. Assim, esta nebulosa é um ótimo exemplo de pilares formados no interior de grandes nuvens de gás molecular e poeira.

Eles surgem quando estrelas azuis, massivas e recém-formadas, emitem ventos estelares e radiação ultravioleta, expulsando material próximo. Conforme este material é empurrado, o gás e a poeira são gradualmente comprimidos em pilares escuros e densos, como o que você viu na foto acima.

Fonte: APOD