Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto fantástica mostra a ISS passando à frente da maior cratera da Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Janeiro de 2023 às 11h48

Link copiado!

Andrew McCarthy
Andrew McCarthy

Um dia antes da primeira Lua Cheia de 2023, o astrofotógrafo Andrew McCarthy, já bem conhecido por suas fotografias de nosso satélite natural, fez mais uma foto lunar impressionante. Dessa vez, ele retratou a Estação Espacial Internacional (ISS) como se estivesse sobrevoando a gigantesca cratera Tycho.

Fotografar a ISS transitando pela Lua é uma tarefa extremamente complicada, já que se trata de objetos muito pequenos no céu e qualquer erro milimétrico de coordenadas ao controlar o telescópio resultaria em um fracasso.

Para dificultar ainda mais, a estação orbital viaja a quase 8 km/s. Embora a cratera Tycho tenha 85 km de largura, a ISS está 1.000 vezes mais próxima de nós, tornando a passagem em frente à Lua muito rápida.

Continua após a publicidade

Além de publicar a imagem detalhada da cratera de Tycho abraçando a ISS, o McCarthy também compartilhou a imagem completa, feita a partir de um mosaico, resultando em uma imagem super detalhada.

As cores foram capturadas com outra câmera porque as imagens em preto e branco seriam mais eficazes para fotografar a ISS com rapidez o suficiente.

Continua após a publicidade

Por fim, confira uma animação detalhada da ISS passando por Tycho. A velocidade foi desacelerada para podermos apreciar um pouco melhor.