Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Lua na fase crescente está na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Fevereiro de 2023 às 19h08

Link copiado!

Elias Chasiotis
Elias Chasiotis

A foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day nesta terça-feira (28) traz a Lua na fase crescente, e emoldurada pelas ruínas do templo de Poseidon, deus da mitologia grega. Na imagem, há apenas uma pequena porção do disco lunar iluminada diretamente pelo Sol.

Assim como acontece com a Terra, a Lua tem um lado noturno e um diurno, que muda conforme ela realiza seu movimento de rotação. Metade da Lua está sempre iluminada pelo Sol e, por consequência, a outra metade se mantém escura. Assim, o quanto podemos observar da parte iluminada muda conforme a Lua se move em sua órbita.

Continua após a publicidade

Na foto acima, a Lua estava na fase crescente para observadores no hemisfério norte. Nesta fase, o lado iluminado está sempre apontado para a direção em que o Sol nasceu; ela se põe pouco após o Sol e, na manhã seguinte, nasce pouco antes do nosso astro.

Quando a Lua está na fase crescente, sua superfície vai recebendo gradualmente menos iluminação. Nesta etapa do ciclo lunar, nosso satélite natural aparece no céu cada vez mais perto do nascer do Sol, enquanto segue à fase nova. Muitas vezes, a fase crescente passa despercebida porque ocorre durante o início da manhã.

As fases da Lua

O Sol é o único objeto do Sistema Solar que brilha com luz própria; sem ele, nossa Lua seria completamente escura. Assim como a Terra, a Lua é uma esfera que tem sempre metade de sua superfície iluminada pelo Sol.

Continua após a publicidade

Conforme ela viaja ao redor da Terra, podemos observar gradualmente mais ou menos da parte iluminada — e é aí que entram as fases lunares, que descrevem o quanto do disco lunar está iluminado, conforme nossa perspectiva de observação.

Quando pensamos nas fases lunares, é comum que venham à mente as fases “cheia”, “crescente”, “minguante” e “nova”. Mas, na verdade, a Lua conta com um total de oito fases: além destas que mencionamos, há ainda as fases “quarto crescente”, “crescente gibosa”, “minguante gibosa” e “quarto minguante”.

Fonte: APOD