Publicidade

Lua crescente e pôr do Sol acima do Pacífico são registrados da ISS; veja a foto

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Janeiro de 2022 às 09h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) fizeram um deslumbrante registro da Lua crescente pairando sobre o pôr do Sol acima do Oceano Pacífico. A foto revela as diferentes camadas da atmosfera da Terra enquanto os raios solares refletem nelas, mostrando suas cores variadas.

Segundo a NASA, o registro simbolizou o fim do ano de 2021 e “um olhar para o próximo objetivo da NASA para a exploração tripulada por humanos".

Continua após a publicidade

O autor da bela imagem não foi informado, mas é um dos membros da Expedição 66, que embarcou na ISS em novembro do ano passado. A foto foi feita por uma câmera digital comum enquanto a unidade orbital sobrevoava o Pacífico, a leste da Nova Zelândia, a 422 km de altitude.

Além do deslumbrante Sol poente, a imagem mostra as diferentes cores das quatro primeiras camadas da atmosfera terrestre: a troposfera, entre 0 a 12 km; a estratosfera, de 12 km a 50 km; a mesosfera, entre 50 km a 80 km e, por último, a termosfera, compreendida entre 80 km e 700 km de altitude.

A variação de cores é explicada pelo fenômeno do Espalhamento de Rayleigh (ou Dispersão de Rayleigh). Cada uma das camadas possui uma densidade diferente de acordo com os gases e outras moléculas presentes nelas, e isso faz com que a luz visível do Sol seja espalhada em diferentes cores em cada uma dessas faixas.

Fonte: NASA; Via Space.com