Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Lua e montanha na Itália são a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Janeiro de 2024 às 16h10

Link copiado!

Enzo Massa Micon
Enzo Massa Micon

A Lua brilha na foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (22) no site Astronomy Picture of the Day. A nova imagem traz nosso satélite natural acompanhado da montanha Grivola, na Itália, que foi registrada com a lateral iluminada. 

Na cena, a Lua aparece na fase quarto minguante, com sua superfície parcialmente iluminada pelo Sol. Ela está acompanhada da montanha italiana, que aparece com seu lado direito destacado pela luz.  

Continua após a publicidade

Se você observar a foto com atenção, vai perceber que o fotógrafo conseguiu registrar o terminador da Lua quase alinhado com o topo da montanha. Também chamado de zona do crepúsculo, o terminador é a linha que divide a área iluminada daquela escura na superfície lunar. 

Não pense que o terminador é exclusivo da nossa Lua. Para ele aparecer, basta apenas que um planeta ou algum satélite natural esteja iluminado por alguma fonte de luz externa. Por isso, até a Terra pode exibir seu próprio terminador.

Saiba mais sobre a Lua e suas fases

O Sol é o único objeto do Sistema Solar que brilha com luz própria, iluminando a Terra e os demais astros do nosso sistema. Assim como aconteceu com nosso planeta, a Lua tem sempre um lado iluminado, enquanto o outro permanece escuro. 

Devido à nossa perspectiva de observação, a visão que temos da parte iluminada da Lua varia a cada dia dependendo da posição dela em sua órbita ao redor da Terra. É assim que ocorrem as oito fases lunares.

Às vezes, quando a Lua está na fase crescente ou minguante, é possível perceber um brilho fraco no lado escuro dela. Trata-se do efeito conhecido como Earthshine (ou brilho da Terra, em tradução literal), que é causado pela luz solar sendo refletida da superfície terrestre à lunar.

Fonte: APOD