Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: "Lua de Sangue" avermelhada é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Novembro de 2022 às 19h32

Link copiado!

KPNO / NOIRLab / NSF / AURA / Petr Horalek
KPNO / NOIRLab / NSF / AURA / Petr Horalek

O eclipse lunar total ocorrido no início desta semana é o destaque do site Astronomy Picture of the Day nesta quinta-feira (10). Uma bela imagem do fenômeno foi capturada do Observatório Nacional Kitt Peak, nos Estados Unidos, e mostra o início, meio e fim da trajetória da Lua pela umbra terrestre.

Estes fenômenos ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados, com nosso satélite natural mergulhado na sombra terrestre. A fase total do eclipse durou mais de uma hora, e na composição de imagens capturadas pelo observatório, ela aparece registrada da direita para a esquerda.

Confira:

Continua após a publicidade

Enquanto estava coberta pela umbra, a parte mais escura da sombra da Terra, a Lua ficou com coloração avermelhada. No caso deste eclipse, a fase total foi visível somente para observadores na América Central, América do Norte e Equador.

Já no caso do Brasil, somente os observadores no Acre, perto da divisa com o Peru, puderam acompanhar a Lua ficando avermelhada. Para quem estava na região norte do país, foi possível observar um eclipse lunar parcial, no qual somente parte do disco lunar ficou coberta pela umbra.

Por que a Lua fica vermelha durante o eclipse lunar?

Continua após a publicidade

Uma das características mais interessantes do eclipse lunar total é a mudança da cor aparente da Lua. Durante a fase total, a luz solar passa pela atmosfera terrestre e é refratada, de modo que as cores com comprimentos de onda mais curtos são dispersas.

Já aquelas com comprimentos de onda mais longos, como o vermelho e o laranja, conseguem passar pela atmosfera. Assim, a luz laranja e vermelha é refratada pela Terra, chegando à Lua e conferindo a cor avermelhada a ela — é daí que vem o apelido “Lua de Sangue”.

Neste eclipse, nosso satélite natural ficou com cor ainda mais vermelha, como um possível resultado das cinzas na atmosfera expelidas pelo vulcão Hunga Tonga–Hunga Ha'apai, no ano passado.

Fonte: APOD