SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Destaque da NASA: Júpiter, Vênus e Lua brilham na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Novembro de 2023 às 12h44

Link copiado!

Giovanni Passalacqua
Giovanni Passalacqua

A foto astronômica destacada pela NASA nesta terça-feira (14) traz Júpiter, Vênus e a Lua, fotografados juntos na Sicília. Eles são considerados três dos quatro objetos mais brilhantes no céu noturno da Terra.

A Lua estava na fase crescente quando a foto foi tirada e, mesmo assim, grande parte do seu disco permaneceu visível. Isso se deve ao chamado Earthshine, nome dado à luz solar refletida pelas nuvens e superfície do nosso planeta.

Continua após a publicidade

Na foto, o ponto brilhante à esquerda é Júpiter e aquele ao centro é Vênus, considerado o segundo objeto mais brilhante do céu noturno. A imagem foi capturada no ano passado, quando uma conjunção entre os dois mundos estava perto de acontecer.

As conjunções entre Vênus e Júpiter ocorrem cerca de uma vez por ano, e são visíveis depois do pôr do Sol ou antes de o astro nascer. No caso, esta foto foi tirada quando faltava cerca de uma hora para amanhecer.

O que é uma conjunção?

As conjunções acontecem quando dois objetos astronômicos parecem estar pertinho um do outro em nossa perspectiva de observação. Tais objetos podem ser planetas, como foi o caso da foto, mas também asteroides, luas e estrelas.

Continua após a publicidade

O mês de novembro proporcionou diferentes conjunções. Uma delas aconteceu no dia 9 e foi protagonizada pela Lua e por Vênus, que se tornaram visíveis a partir das 3h da madrugada na direção leste.

Caso você tenha perdido o evento, pode conferir a aproximação entre a Lua e Júpiter no dia 24. Para encontrá-los, é só observar na direção da constelação de Áries a partir das 21h no horário de Brasília.

Fonte: APOD