SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Céu de novembro | Chuvas de meteoros são destaques do mês

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Novembro de 2023 às 00h05

Link copiado!

Jonatan Pie/Unsplash
Jonatan Pie/Unsplash

O mês de novembro traz várias oportunidades para a observarmos eventos incríveis no céu — Júpiter, por exemplo, vai oferecer uma bela visão quando estiver em conjunção com a Lua. Vale a pena também acompanhar as diferentes chuvas de meteoros que vão acontecer nos próximos dias.

Abaixo, você confere os principais eventos astronômicos de novembro e, claro, quando e onde vê-los no céu.

Eventos astronômicos de novembro

Continua após a publicidade

Novembro começa com a oposição de Júpiter e, em seguida, é a vez da chuva de meteoros Táuridas do Sul brilhar. No restante do mês, acontecem conjunções entre planetas e a Lua, além de outra chuva de meteoros.

Oposição de Júpiter (3/11)

Nesta noite, Júpiter fica oposto ao Sol em nossa perspectiva, enquanto a Terra fica posicionada entre os dois astros. Aliás, na noite anterior à oposição, o planeta esteve no ponto de maior proximidade de nós. Durante a oposição, Júpiter permanece visível durante a noite inteira, inclusive a olho nu — contanto que o céu esteja sem nuvens, claro.

Continua após a publicidade

Para encontrar o gigante gasoso, procure-o na direção leste após o pôr do Sol, por volta das 18h40. O planeta vai desaparecer sob o horizonte na direção oeste, perto do amanhecer.

Pico da chuva de meteoros Táuridas do Sul (6/11)

Apesar de novembro não ser um mês com chuvas de meteoros tão marcantes quanto aquelas que aconteceram durante o ano, ainda há algumas delas que vale a pena conferir. É o caso da Táuridas do Sul, causada pelos detritos do cometa 2P/Encke.

Continua após a publicidade

O radiante desta chuva está na direção da constelação Taurus, o Touro. Normalmente, os meteoros dela são lentos e brilhantes.

Conjunção de Vênus e da Lua (9/11)

Se você observar a Lua durante a noite do dia 9, vai poder vê-la pertinho de Vênus, o segundo objeto mais brilhante do céu noturno.

Continua após a publicidade

Os astros vão estar visíveis na direção da constelação de Virgem a partir das 3h da madrugada, no leste.

Pico da chuva de meteoros Leônidas (18/11)

Na verdade, esta chuva de meteoros começou no dia 6, mas segue visível até o dia 30. Seu pico está previsto para acontecer na madrugada do dia 18.

Continua após a publicidade

Os meteoros podem ser observados a partir das 3h da madrugada na constelação de Leão, na direção nordeste. O estimado é que até 10 meteoros apareçam por hora.

Conjunção da Lua e de Júpiter (24/11)

O mês de encerra com a aproximação entre a Lua e Júpiter. A dupla vai brilhar no ponto mais alto do céu por volta das 21h no horário de Brasília.

Para encontrá-los, é só procurar na direção da constelação de Áries.

Continua após a publicidade

Fases da Lua em novembro de 2023

Veja as principais fases da Lua durante o mês de novembro, bem como o horário de cada uma delas:

  • 5 de novembro, às 5h36h: Lua Quarto Minguante
  • 13 de novembro, às 6h27: Lua Nova
  • 20 de novembro, às 7h49: Lua Quarto Crescente
  • 27 de novembro, às 6h16: Lua Cheia