Publicidade

Destaque da NASA: rotação de Júpiter é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Janeiro de 2024 às 15h44

Link copiado!

Aurélien Genin
Aurélien Genin

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, está na foto destacada pela NASA nesta sexta-feira (19). A imagem em questão é uma composição, que mostra uma sequência de registros do planeta feitos durante a noite de 15 de janeiro.

Os dias em Júpiter são bem mais curtos que os da Terra: enquanto nosso planeta leva quase 24 horas para completar uma volta ao redor do seu próprio eixo, Júpiter o faz em 9 horas e 56 minutos em seus polos; perto do equador, o tempo cai para 9 horas e 50 minutos.

A imagem abaixo mostra um pouco da rotação de Júpiter, registrada durante duas horas e 30 minutos:

Continua após a publicidade

A rotação do planeta é tão rápida que forma correntes de jato intensas, as quais separam suas nuvens em faixas escuras e em regiões mais brilhantes. Estas áreas coloridas na atmosfera joviana se estendem do topo das nuvens à parte inferior delas.

Outra característica que se destaca na foto é a Grande Mancha Vermelha, a maior tempestade do Sistema Solar. Ela aparece a sul do equador joviano, se movendo da esquerda para a direita em relação à rotação do planeta.  

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar

Continua após a publicidade

Júpiter é o quinto planeta em relação ao Sol, e sozinho é duas vezes mais massivo que todos os outros planetas do Sistema Solar. Assim, sendo o maior mundo do nosso sistema, nada mais justo do que levar o nome de Júpiter, o pai dos céus na mitologia romana e versão de Zeus, deus grego.

Este gigante gasoso é coberto por uma camada colorida de nuvens e manchas. Os cientistas estimam que Júpiter tem três diferentes camadas de nuvens em seu céu, que juntas se estendem por vários quilômetros. 

Quando o assunto são luas, Júpiter também se mostra um verdadeiro rei. O planeta tem 95 satélites naturais oficialmente reconhecidos pela União Astronômica Internacional — 10 foram descobertas no ano passado. Apesar de a quantidade ser impressionante, é Saturno que tem mais luas no Sistema Solar, ostentando mais de 140 delas.

Fonte: APOD