Mais de 10 novas luas são descobertas ao redor de Júpiter

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Fevereiro de 2023 às 12h12

NASA, ESA, Hubble, OPAL Program, STScI/K.Masztalerz

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, tem agora 12 novas luas, que se juntam às 80 detectadas anteriormente. As órbitas das novas luas foram publicadas pelo Centro de Planetas Menores (MPC), organização que observa asteroides, cometas e outros pequenos objetos do Sistema Solar sob a autoridade da União Astronômica Internacional (IAU).

Ainda sem nome definido, as novas luas foram descobertas por uma equipe liderada pelo astrônomo Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para a Ciência. Foi ele também quem identificou novas luas ao redor do gigante gasoso em 2018. Sobre a nova leva de luas jovianas, ele contou ao Canaltech que “observamos estas luas por mais de um ano, vimos que elas orbitam Júpiter e [as observações] nos deram as órbitas precisas delas”.

Segundo Sheppard, as novas luas foram observadas entre 2021 e 2022, oferecendo um ano de observação à equipe e permitindo a confirmação de que, de fato, são luas novas e até desconhecidas. Então, os cálculos do MPC revelaram que os novos objetos realmente orbitam Júpiter. “Quando as órbitas de algumas das luas foram determinadas a partir das observações de 2021 e 2022, elas puderam ser encontradas em dados de 2018 e 2016”, disse o cientista.

Todas as novas luas descobertas são pequenas, distantes e levam mais de 340 dias terrestres para orbitar o gigante gasoso. Como nove das doze luas têm órbitas retrógradas (ou seja, giram em direção oposta à da rotação de Júpiter), é possível que elas tenham sido capturadas pela forte gravidade do planeta. Destas luas retrógradas, cinco têm mais de 8 quilômetros de diâmetro, e as menores parecem ter sido formadas através de objetos menores, que colidiram entre si.

Por outro lado, três das novas luas fazem parte do grupo formado por 13 satélites naturais que orbitam Júpiter no mesmo sentido. Estes, especificamente, ficam entre as luas Io, Europa, Ganmedes e Calisto (as luas galileanas) e as luas retrógradas, mais distantes, e parecem ter sido formadas nos lugares onde estão.

Sheppard e seus colegas ainda estão produzindo um artigo científico sobre as descobertas, sendo necessário realizar mais observações de acompanhamento dos novos objetos, que vão revelar mais informações sobre as luas e suas respectivas órbitas. Por fim, vale lembrar que o planeta pode ter ainda mais luas, à espera de observações.

Fonte: Minor Planet Center, Scott S. SheppardSky & Telescope